O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, disse hoje que os partidos representados no parlamento do país estão a construir um pacto que servirá de guia para a estabilidade política.
"Os partidos representados na assembleia estão a construir um pacto de estabilidade. Como sabem, estamos a preparar um pacto de estabilidade cujo ‘draft' já está distribuído para os partidos políticos", afirmou Aristides Gomes, no aeroporto de Bissau, momentos antes de viajar para Lisboa e Bruxelas.
Segundo o primeiro-ministro, o pacto de estabilidade irá servir de base para a governação futura do nosso país, depois das eleições.
"Esse pacto condensa as principais ideias que devem ser resolvidas para que o nosso país possa encontrar a sua própria estabilidade política", salientou.
Aristides Gomes explicou que o pacto de estabilidade determina os "eixos de uma ação conjunta, de todos os partidos políticos e com envolvimento da sociedade civil".
Lembrando que o atual Governo emerge de um consenso entre partidos políticos, com a aceitação do Presidente guineense, José Mário Vaz, Aristides Gomes disse que há um novo "espírito de diálogo" no país.
Aristides Gomes foi nomeado primeiro-ministro da Guiné-Bissau em abril, tendo formado um Governo onde estão representados partidos políticos com assento parlamentar, conforme previsto no Acordo de Conacri.
A nomeação de Aristides Gomes pôs fim ao impasse político que a Guiné-Bissau vivia há cerca de três anos.
O principal objetivo do novo Governo guineense é a organização de eleições legislativas, previstas para 18 de novembro.
LUSA
OS PRETOS DA GUINÉ NUNCA APRENDEM E GOSTAM SEMPRE DE FAZER COISAS FÁCEIS QUE NÃO RESULTAM EM NADA DE BOM.
ResponderEliminarSIM, UM PACTO DE ESTABILIDADE ESTÁ PREVISTO NO ACORDO DE CONANCRI ASSIM COMO A EMENDA/A REFORMA DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA E DA LEI ELEITORAL.
SEM A EMENDA/A REFORMA DOS DOIS ÚLTIMOS, ESQUEÇAM! VAMOS SEMPRE TER PROBLEMAS DE INSTABILIDADE E DE COABITAÇÃO ENTRE OS ORGÃOS DE SOBERANIA. O HOMEM GUINEENSE NÃO É CIVILIZADO E NEM É RESPONSÁVEL, SEM FALAR DA NOÇÃO DE ESTADO OU DO BEM COMUM. UM(A) PRESIDENTE GUINEENSE SEMPRE VAI DERRUBAR O SEU PRIMEIRO MINISTRO, SE A LEI LHE PERMITE. NÃO RESTA MÍNIMA DÚVIDA. O GUINEENSE NÃO SABE O QUÊ É "ESPERAR A MINHA VEZ" E NEM TEM A CULTURA DE COLABORAÇÃO SAUDÁVEL E FRUTUOSA.
PRA JÁ, O PAIGC E O PRS NÃO CONSEGUEM RESPEITAR A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, A LEI ELEITORAL E NEM CONSEGUEM ACORDAR EM ALGO QUE ELES MESMO ASSINARAM. MAS QUAL OUTRO PACTO QUE ELES VÃO RESPEITAR, QUANDO NÃO RESPEITARAM ACORDO DE BISSAU, ACORDO DE CONACRI, ACORDO DE PRINCÍPIO DE LOMÉ, ACORDO PARA EU FODER AS SUAS MÃES, ETC ETC ETC
AGORA ALGUÉM ME DIGA, QUAL OUTRO ACORDO OU PACTO ESTES FILHOS DA PUTA VÃO RESPEITAR???
VAMOS DEIXAR DE BRINCA COM O PAÍS PÁ!!!