O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI) em colaboração com ‘Miguilan’, Movimento Voz dos Cidadãos do Mundo, Movimento “No Kasta Na Durmi de Arquipélago dos Bijagós” e Núcleo dos Estudantes Acadêmicos, realizaram hoje, 19 de Agosto, num dos hóteis de Bissau, o primeiro retiro de reflexão sob o lema “Refletir Consciente, Atuar Inconformadoˮ.
No ato de abertura da jornada, o Porta-voz do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI), Sumaila Djaló, disse que a realização da reflexão visa pensar a vida do movimento no presente e projetar o futuro, sem deixar de lado a actual situação que o país enfrenta.
“Infelizmente até então há pessoas que estão a encarrar o MCCI como uma organização de encomenda e circunstância, por isso queremos neste encontro mostrar à opinião pública nacional e internacional que estamos determinados a continuar a lutar para defender valores da democracia e verdade”, informou Sumaila Djaló.
Falando em nome do MCCI, o jovem ativista reiterou a determinação do movimento em fazer o poder político compreender que a democracia é o modelo escolhido para conduzir a vida social e política da Guiné-Bissau.
“Neste momento as forças de segurança do governo liderado por Umaro Sissoco Embaló, interditaram todo tipo de manifestação. Esta interditação não é só imposta ao MCCI, mas também o povo da Guiné-Bissau perdeu liberdade de exprimir os seus sentimentos e quando essa situação acontece acaba por deixar todos guineenses preocupados. Portanto estamos aqui neste retiro para trabalhar no sentido de retomar as nossas manifestações populares. Não somos terroristas, delinquentes e muito menos subversores de ordem legal”, indicou o jovem ativista Sumaila Djaló.
Guinendade/ODemocrata
O MEU MENINO BONITO, LESMES MONTEIRO TORRES GEMEOS É UM GÊNIO. PONTO.
ResponderEliminarBÔ FALAM SÓ QUIL UTRUS PA É PARA VAI E VEM, ENTRE BISSAU E LISBOA, I NO CONCENTRA NA MITI JOMAV PÉ NA KADÉRA.
SANA CANTE, POR FAVOR, NUNCA MAS CABU TIRA FOTOGRAFIA KU DOKA INTERNACIONAL, ISTO É, SI BU MISTI MANTE BU CREDIBILIDADE INTACTO. DOKA É UM AUTÊNTICO TRAFICANTE DE DROGA. E EU JÁ AVISEI AS AUTORIDADES ADUANEIRA DE PORTUGAL.
LESMES MONTEIRO TORRES GEMEOS, POR FAVOR, ACONSELHA ''LI MONTEIRO'' PARA NÃO CAIR MAIS A CABEÇA NAS TRETAS DE FERNANDO CASIMIRO (DIDINHO) SOBRE ''RACISMO E XENOFOBIA'' EM AFRICA OU NA GUINÉ-BISSAU. ''PESSOAS INGÊNUAS NUNCA PERCEBEM QUANDO ESTÃO CERCADAS OU SÃO MANIPULADAS POR AQUELES QUE VENDEM UMA AUTOIMAGEM IRREAL''.
ResponderEliminarCURIOSO, FERNANDO CASIMIRO NUNCA FALE DO TRIBALISMO NA GUINÉ-BISSAU MAS SEMPRE DO ''RACISMO'', COMO SE ELE E DEMAIS PESSOAS PERTENCEM A UMA OUTRA ''RAÇA''.
DIDINHO É UM GRANDE COMPLEXADO! E, SEM A IGNORANCIA E COMPLEXOS DE INFERIORIDADE DOS OUTROS, O NARCISSUS/MANDINTI SIMPLESMENTE VAI MORRER, VENDO A SUA PRÓPRIA REFLEXÃO NA ÁGUA. DIDINHO NÃO TEM ''A OUSADIA E NEM A COMPETÊNCIA PARA ABORDAR RACISMO E/OU A XENOFOBIA'' EM AFRICA! PORQUE, O HOMEM É UM SIMPLES MANIPULADOR DE CONSCIÊNCIA QUE NÃO INTERESSA SER JUSTO NESSE TIPO DE ABORDAGENS MAS SIM PROCURAR SEMPRE ''PUXAR A BRASA PARA A SUA SARDINHA''.
A INJUSTIÇA SOCIAL OU MELHOR, A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM AFRICA, E ESPECIFICAMENTE NA GUINÉ-BISSAU, É PERPETRADO POR TODOS E POR TUDO QUANTO É LADO (DEPENDENDO DO PAÍS, DA REGIÃO, DO SECTOR, DA PROVÍNCIA, DO TERRITÓRIO, DA TRIBO, DA COR DE PELE, DA COR PARTIDÁRIO, ATÉ DENTRO DUMA FAMILIA). E SÓ É CORAJOSO/COMPETENTE AQUELE(A) QUE É CAPAZ DE ABORDAR ESTAS QUESTÕES SEM COMPLEXOS OU COM MENOS INCLINAÇÃO POSSÍVEL.