O Presidente da Câmara de Indústria da Guiné-Bissau recomendou hoje ao Presidente da República para não misturar questões da política com a de campanha de comercialização de castanha de cajú.
Fernando Flamengo, em declarações à Agência de Notícias da Guiné sobre o preço básico declarado pelo Presidente da República no sábado último, afirmou que o chefe de Estado devia pensar antes na economia do país e não na política.
“Na Guiné-Bissau a campanha de comercialização de castanha de caju já não segue as leis do mercado. E tudo indica que está a ser utilizado apenas para os fins políticos. Digo isso porque fixar 1000 francos CFA como preço básico quando não existe condições para isso , só pode ser considerado de uma propaganda política”, afirmou.
O Presidente da Câmara de Indústria disse ainda que o preço base de castanha de cajú na Guiné-Bissau não pode ser de 1000 francos uma vez que a concorrência internacional não favorece isso, tendo acrescentado que nos outros países o preço de castanha de cajú baixou.
“Acho que para fixar o preço base de comercialização de castanha de cajú a referência deve ser tirada nos países que também praticam a mesma actividade. Em alguns países produtores os preços baixaram, a título de exemplo na Índia mais de 60 fábricas de transformação da castanha de caju fecharam as portas devido a falta de incentivo por parte do governo”, referiu Flamengo.
Flamengo acrescentou que do seu ponto de vista a presente campanha de Caju já está comprometida com o anúncio de 1000 francos CFA, como preço básico.
“O Presidente da República não devia preocupar-se em anunciar esse valor, mas sim limitar simplesmente a intervir nos assuntos de comercialização quando é necessário”, aconselhou.
Questionado sobre o que pretendem fazer à respeito desse anuncio, respondeu que estão a reunir com os investidores a fim de encontrarem uma solução que irão anunciar nos próximos tempos.
Guinendade-ANG
NHU FLAMINGO, ABÔ BU GARGANTE CUMPRIDU DÊ! LADJILAHHHH BÔ CERCAL JÁ, FORA DE GUINÉ!
ResponderEliminar"PROPAGANDA POLÍTICA", NIN AMI NKA OSSA USA ÉS TIPO DE LINGUAGEM DIANTI DO NOSSO TODO-PODEROSO JOSÉ MÁRIO VAZ.
NTA, I KA FALADU KUMA, BRAIMA COCAÍNA CAMARÁ E VICTOR DROGA MANDINGA NA CUMPRA TUDU NÔ CUCUS DE CADJU? OU AMI KU IARA?! ANÔS PRODUTORES DE CADJU, NÔ KA INTERESSA SE CADJU NA BIM SOBRA NA ARMAGEM DI ALGUIM OU NÃO. ANÔS KÊ KU NO MISTI I PA NÔ CADJU CUMPRADU TUDU, MAIS NADA.
É GAJO DE FLAMINGO NA DANA KAU PÁ. BÔ DISSA PREÇO DE 1000 FCFA PREVALECE PÁ!!!
JOMAV É UM DOS MELHORES ECONOMISTAS DA REPÚBLICA DAS BANANAS E ELE SABE MUITO BEM O QUE ESTÁ FAZENDO.
SIM, O PREÇO DESSE TIPO DE MERCADORIA DEPENDE DO MERCADO INTERNACIONAL MAS AS NOSSAS CASTANHAS SÃO AS MELHORES E PROCURADAS POR TODOS. PORTANTO, NÃO HÁ MAKA. DEIXEM AS COISAS FLUIR PARA A ÍNDIA PÁ!!!
TARBADJU TEM NA TCHON DI CABRAL!!!