Os resultados da sandogem revelam que 72% dos guineenses dizem que, a atual crise na Assembleia Nacional Popular (ANP) não deveria impedir a nomeação do novo primeiro-ministro na Guiné-Bissau.
O inquérito decorreu durante cinco dias (de 14 à 19 de maio de 2019), no portal de notícias "Bissau On-line", tendo recolhido opiniões de 682 pessoas.
A questão central da sondagem era de saber se " SE ATUAL CRISE NO PARLAMENTO DEVERIA IMPRDIR A NOMEAÇÃO DO NOVO PRIMEIRO-MINISTRO NA GUINÉ-BISSAU??", tendo duas possibilidades de resposta (SIM ou NÃO).
A questão central da sondagem era de saber se " SE ATUAL CRISE NO PARLAMENTO DEVERIA IMPRDIR A NOMEAÇÃO DO NOVO PRIMEIRO-MINISTRO NA GUINÉ-BISSAU??", tendo duas possibilidades de resposta (SIM ou NÃO).
No total de 682 opiniões recolhidas, 488 pessoas responderam "NÃO (correspondente a 72%); ao passo que, 194 responderam SIM (correspondente a 28%).
Recorde-se que, auma conferência de imprensa realizada no passado dia 10 de maio, o Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mario Vaz mostrou que, sem haver entendimento no parlamento, é "impossível" passar ao próximo passo, que é o da indigitação do novo primeiro-ministro.
A ANP guineense entrou novamente em crise após o empossamento dos deputados eleitos para décima legislatura. Logo na primeira seção plenária, seguiu-se composição da mesa do parlamento, onde o nome do líder do Movimento para Alternancia Democratica (MADEM-G15), Braima Camará foi reprovado duas vezes, ao posto do segundo vice-presidente da mesa da Assembleia Nacional Popular.
A reprovação do nome do coordenador do segundo partido mais votado nas últimas eleições legislativas de 10 de março de 2019, gerou uma crise no parlamento guineense, e MADEM-G15 entrou com uma ação no Supremo Tribunal de Justica (STJ), para reclamar a anulação da eleição do presidente da mesa da ANP, Cipriano Cassama e do primeiro vice-presidente, Nuno Gomes Nabiam.
Para conferir os resultados da sondagem, clique aqui: 👇👉https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1295472867273953&id=1006217209532855
Jomab bu mau ma na pidi lussifer qui i rei di inferno pa i tiranu bo di vista i lebau i bai botau na fugu di inferno pabia la ci i bu lugar
ResponderEliminarPenso que todo o mundo sabe que o preenchimento de um lugar na mesa da ANP não tem qualquer relação com a nomeação do PM e consequentemente a formação do governo. O PR estará a montar uma estratégia para provocar uma crise social e política que justifique, no entender dele, a formatação de um GUN e consequentemente o adiantamento de eleição presidencial.
ResponderEliminarNes x legislatura GUN cana tem: Paigc cu si aliados na ba governa y madem cu prs na oposicon pa ficaliza ,agora parcim cuma paigc casta purparadu pa governa cu 1 oposicon quina parci yna ba sedu 1 oposicon agressiva ,cerradu ,construtiva y responsivel na ficalizacon .
EliminarNHA ERMONS NA FALA BOS UM KUSSA KIM KU MISTI FIA, PA FIA.
ResponderEliminarTudu mundo rapada força di DSP pa ranka ku disenvolvimento.
I si dessadu pui mon na terra, nim um partido ka sta di bida.
Mas si é consigui pertuba durante es próximo 4, Paigc na murri difinitivame.
NHA ERMONS LI I PIRCISO PA VIDA PIRDIDU NO PIRDIL NAM, MAS NA PIDI BOS, OU MORREMOS TODOS OU VIVEREMOS EM PAZ.
Cabas d sorti.
ÉS KI AOS NA PASA NA GUINÉ BISSAU I GUERRA DI GINTIOS DI CARTEIRA KU CILVIZADO DI BASE CU CARTEIRA.AFINAL KI EDUCAÇÃO RECEBEMOS NA ESCOLA PARA DESENVOLVER A NOSSA GUINÉ ???.!!!.
ResponderEliminar