Jean Louis Zoel é o novo Embaixador da Republica Francesa acreditado no país que nesta quarta-feira (04/01/2017) entregou a carta credencial ao Presidente da Republica, José Mário Vaz. O embaixador foi acreditado num momento em que a Guiné-Bissau vive instabilidade política
A saída do encontro com José Mário Vaz, Jean Louis Zoel disse que a prioridade do governo Francês será no plano bilateral e continuar a apoiar o centro Cultural franco Bissau guineense na formação da língua e na formação dos professores na língua Francesa na Guiné-Bissau.
“Também vamos apoiar no fundo Mundial na luta contra o SIDA. No encontro falamos da situação da sub-região e da cimeira Africa-França a ser realizada em Mali a 14 de Janeiro”, adianta.
“A posição da França em relação a Guiné-Bissau é mesma com a do Conselho da Segurança das Nações Unidas, da União Europeia, da União Africana e da CEDEAO. Estamos de acordo com a CEDEAO e particularmente da posição do chefe de Estado Alpha Condé e fazemos a confiança com acção da CEDEAO”, explica.
Durante a cimeira da CEDEAO, que decorreu na Nigéria, Abuja, a CEDEAO pediu o presidente para cumprir o acordo de Conacri.
RSM/GUINENDADE
0 comentários:
Enviar um comentário