Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:A ELEIÇÃO DE ALFA CONDÉ Á PRESIDENCIA DA UA PODERA INFLUENCIAR NO CUMPRIMENTO DE ACORDO DE CONACRI

O comentador político da Radio Sol Mansi considerou esta quarta-feira (01 de Fevereiro) que a nomeação de alfa Conde ao cargo do presidente em exercício da União Africana pode influenciar no cumprimento dos acordos para a saída da crise guineense.
Rui Jorge Semedo que falava exclusiva a Rádio Sol Mansi disse também que a União Africana tem dado sua contribuição sem um passo a frente da CEDEAO.
“ Penso que pode ajudar em influenciar no cumprimento do acordo de Conacri porque a UA tem acompanhado a situação sem passar a frente do CEDEAO que é o mediador da crise guineense. Então tendo uma pessoa de CEDEAO a frente da UA pode ajudar em fazer a agenda da GB seja discutida de uma forma mais profunda”, contou
Para isso sublinhou que é preciso haver vontade interna de chegar mais perto da agenda da União Africana e aproveitar no máximo a internacionalidade. “E esta sua eleição vai servir de oportunidade tendo em conta a tensão que vive na sub-região particularmente na GB podendo por isso aproveitar a oportunidade para levar junto da agenda da União Africana, a situação política da GB. Mesmo com esta feliz acontecimento, é preciso ter uma vontade interna para que a oportunidade que a CEDEAO tem na pessoa de Alfa Conde, de chegar mais perto a agenda da UA e ser aproveitado com a máxima internacionalidade”, destacou.
Entretanto, o líder da bancada parlamentar do PAIGC Califa Seide felicitou Alfa Conde para depois solicitar mais atenção a situação política do país.
“ Alfa Conde enquanto presidente em exercício da União Africana vai se dedicar um pouco mais a Guiné-Bissau para se garantir um pouco a estabilidade na sub-região, daí que apelamos que dê uma certa atenção a situação politica do país”, frisou.
O presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, foi eleito esta segunda-feira, em Addis Abeba, presidente da União Africana (UA), em substituição do seu homólogo tchadiano Idriss Déby, na presidência rotativa da organização.
A eleição Alpha Condé para a presidência da UA irá reforçar a influência e protagonismo da CEDEAO na sub-região, assim como poderá facilitar o agendamento na assembleia da UA do debate e medidas a tomar relativamente às questões urgentes e crises nos países da África de Oeste.



Guinendade/RSM

0 comentários:

Enviar um comentário