sexta-feira, 11 de janeiro de 2019
Home »
» NOTICIAS AO MINUTO: “FORÇAS OCULTAS” ESTÃO A IMPEDIR BOM EMPENHO DO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS
NOTICIAS AO MINUTO: “FORÇAS OCULTAS” ESTÃO A IMPEDIR BOM EMPENHO DO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS
O Secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades disse esta quinta-feira 10 de janeiro, que “algumas forças ocultas” estão a impedir o bom empenho dos técnicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Em declarações exclusivas a e-Global, António Queba Bandjai frisou também que actualmente a política externa do país não está a ser exercida a partir do Ministério dos Negócios Estrangeiros e, ironizando, considera que a política externa da Guiné-Bissau se encontra no “chão”. “Isto está acontecer porque a instituição com a tutela da política externa do país é este ministério que reecte a imagem do país lá fora, mas tudo está acontecer nesta casa mas menos uma diplomacia”, disse.
Sobre recente representação do país pelo Secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros Dino Seidi na cerimónia de investidura do Presidente do Brasil Jair Bolsonaro, Queba Bandjai disse que se trata de um convite de um Estado a outro Estado, e que devia ser respondido no mesmo molde.
“Neste aspecto não está em causa o meu nome, mas sim o Estado da Guiné-Bissau e foi com alguma tristeza que ouvi algumas pessoas, que até estiveram a governar este país, armar que um Secretário-geral de um ministério pode representar o Estado numa cerimónia desta dimensão”, lamentou O mesmo responsável receia pelas futuras consequências no ponto de vista diplomático, entre a Guiné-Bissau e o Brasil, e lembrou os momentos mais altos na cooperação multi e bilaterais entre os dois países. “Numa certa medida isto pode ser considerado como uma falta de consideração com Estado brasileiro, se tivermos em conta os laços históricos e culturais, a cooperação deste país para com a Guiné-Bissau, rero- me concretamente com os governos quando Lula e Dilma estiveram à frente dos destinos políticos do Brasil”, disse.
Para reagir sobre o assunto, a e-Global, tentou contactar sem sucesso Dino Seidi, Secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
eglobal
0 comentários:
Enviar um comentário