Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

CERCO FITCHA

"CERCO FITCHA" duturpo@gmail.com

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

OPINIÃO: PARA UMA RENOVAÇÃO DA CLASSE E DO SISTEMA POLITICO NACIONAL

A atual crise institucional prova que chegamos a limite do nosso sistema politico, economico e social.

As negociações entre PAIGC e PRS demostram que nesses dois partidos são as mesma pessoas que fazem politica hà mais de um quarto de século sem propor soluções crediveis para os Guineenses.

Com uma economia desastrosa, com violações constantes e graves dos direitos humanos, com a incapacidade de respeitar a nossa constituição e com o agravante de não estar em medida de dar vida melhores aos Guineenses, é urgente rever os fundamentos do nosso contrato social.

Ao respeito da nossa classe politica é obvio que muitos dirigentes, quer do PAIGC, quer do PRS devem ir para museu da politica. São os mesmos nos ambos partidos que detêm a Guiné refem por causa de ambições pessoas desmididas e que querem continuar a tudo custo aproveitar dos fracos recursos da Guiné.

E urgente renovar a classe politica com pessoas que deram uma prova tecnicas, que não precisam do Estado para viver, que têem alem de formação academica, uma cultura governativa elevada e que sejam autonomos financeiramente.

Renovar o pessoal politico é favorecer candidatura a cargo de responsabilidade de pessoas como Paulo Gomes, Carlos Pinto Lopes, Domingos Simões Perreira, Nelson Dias, Emilio Kafft Kosta, Peter Karibe, Mariama Djassi, Neula Embalo, Alberto Na Mona, Francisco Djata..., quadros guineenses que fazem autoridade nas suas respectivas atividades professionais. Isso para dizer que a educação e a cultura devem ser o motor do elevador social.

Quem não resolveu seu problema vitais basicos, não pode resolver os dos outros. Kriol conta « kim ku djunguto, ka ta pembim ».

Quando falo de renovaçao do pessoal politico, falo de renovaçao qualitativa e não de lixaria, como estamos a ver e vivê-lo em Bissau.

E tambem imperativo, renovar o nosso sistema politico passando de um sistema semi-presidencial « conflictogenio » a um sistema presidencial onde as regras seriam bem definidas, sem que o aparelho do Estado sirva para ajustos de conta das alas derrotadas nos congressos do Partidos politicos vencedores das eleições.

Na realidade o maior desafio para o nosso País é o da modernidade, quer institucional, quer politico, quer economico, quer social, quer da mentalidade.


Afonso S.

OPINIÃO:TSUNAMI NA ANP- OS 56 DECLARAM GUERRA ABERTA A COMISSÃO PERMANENTE


Resultado de imagem para discussao

Esta crise está longe de findar. É melhor sentarmos e esperar por uma longa novela de vários episódios, melhor dizendo uma boa novela do TEXAS.

TANAMU FENHI....
O deputado Suleimane Embaló do PRS acusou a comissão permanente  de desrespeito às normas do funcionamento do Parlamento e da própria democracia. 

Segundo  Suleimane Embaló, os 56 deputados  que assinaram o requerimento de convocacão da sessão extrodianaria não vão aceitar a decisão (chumbo) da comissão permanente   e vão fazer tudo possivel para contrariar essa decisão. 
Por sua vez o PAIGC,  afirma que o requerimento assinado pelos 56 deputados não reúniu as condições necessarias para convocação de uma sessão extraordinária.

Resultado de imagem para CANSADA POLITICAEnquanto isso …9 meses que a ANP não funciona…temos um país parado ….ha 1 ano…e os nossos deputados a passarem a bola de um lado para o outro….. por este andar nem a burro chegamos lá …..

O país vai continuar adiado por muito e muito.. mais tempo que imaginamos ………


Culpa de quem ? Pergunto…….


Moisés N.
Irlanda

NOTÍCIAS AO MINUTO:LANÇADA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DA MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA

A estrutura do Governo da Guiné-Bissau que luta contra a Mutilação Genital Feminina (MFG) lançou hoje uma campanha de prevenção da prática na localidade de Djegue, principal posto de fronteira do país com o Senegal.Resultado de imagem para MUTILAÇÃO FEMININA GUINE BISSAU

 A campanha lançada pelo comité nacional para o abandono de práticas tradicionais nefastas à saúde da mulher e da criança (CNAPN) visa capacitar os elementos da Guarda Nacional que atuam na fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal, adiantou a presidente da estrutura, a ex-ministra dos Negócios Estrangeiros guineense, Fatumata Djau Baldé.
Segundo Djau Balé, "com o apertar da vigilância" na Guiné-Bissau "muitas mulheres autoras da prática" passam para o outro lado da fronteira, levando crianças guineenses, para serem submetidas à excisão, considerada crime pela lei do país desde 2011.
A líder do CNAPN citou o caso recente de uma guineense apanhada na região senegalesa de Kolda, onde submeteu "várias crianças à excisão", tendo sido condenada a uma pena de prisão de quatro anos.
Fatumata Djau Baldé aponta ainda para situações de familiares guineenses radicados na Europa, nomeadamente em Portugal, que aproveitam o período das férias escolares para trazerem as crianças para Africa para serem submetidas à excisão.
"Viajam com as crianças (do sexo feminino) até a Gambia ou Senegal e destes países seguem para a Guiné-Bissau por via terrestre passando pela fronteira de Guedje", explicou Djau Baldé, pelo que, disse, os guardas fronteiriços "precisam saber dessa manobra", observou.
A ideia é sensibilizar os guardas fronteiriços guineenses no sentido de passarem a registar todas as crianças do sexo feminino que cruzam a fronteira dos dois países e se for em direção à Guiné-Bissau, anotarem a morada do familiar que as acompanha, enfatizou.
"É preciso fazer ver a essas pessoas que a excisão é um crime na Guiné-Bissau e é preciso estarmos atentos e vigilantes", declarou Fatumata Djau Baldé, que enalteceu a resposta dos elementos da Guarda Nacional que prometeram colaborar já que a prática é considerada pelo Estado guineense crime.
O governador da região de Cacheu, Rui Cardoso, que presenciou o lançamento da campanha prometeu encetar diligências junto das autoridades das regiões senegalesas que fazem fronteira com a Guiné-Bissau, para num futuro breve, ser organizado um encontro juntando os responsáveis das regiões guineenses de Oio, Cacheu e Bafatá, para falarem sobre a excisão.
Dados da UNICEF publicadas recentemente indicam que a prática da excisão tem vindo a diminuir na Guiné-Bissau, embora persistam casos em que os familiares das crianças se escondem para realizar o ritual.
Números da mesma agência da ONU apontam que cerca de 140 milhões de meninas e mulheres foram submetidas à excisão em 29 países sobretudo de Africa e do Medio Oriente e na Guiné-Bissau cerca de 45 por cento das mulheres foram submetidas à prática.



Fonte;Lusa

 

NOTÍCIAS AO MINUTO: ANP VERSUS CHUMBO DO PROGRAMA DE GOVERNO -PARTE II


Parlamento da Guiné-Bissau chumba pedido para debate do programa de governo


















A comissão permanente do Parlamento da Guiné-Bissau chumbou o requerimento de um grupo de deputados, que apoiam o Governo, para a convocação de uma sessão extraordinária para o debate do programa de ação do executivo.

Segundo o deputado João Seidibá Sani, do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), o requerimento, subscrito por 56 deputados, foi chumbado "por não reunir os requisitos necessários" para a marcação da sessão extraordinária. 

"O presidente do Parlamento só convoca as sessões depois de aprovação da agenda pela comissão permanente", lembrou Seidibá Sani, um dos nove elementos do PAIGC na comissão permanente, órgão que substitui as competências do Parlamento no intervalo das sessões. 

O grupo dos 56 deputados que subscreveram a petição queria que a sessão extraordinária tivesse lugar quinta e sexta-feira. 

O Partido da Renovação Social (PRS), que conta com seis elementos na comissão permanente acusa o órgão de desrespeito às normas do funcionamento do Parlamento e da própria democracia. 

O deputado Suleimane Embaló entende que a comissão permanente "funciona como caixa-de-ressonância do PAIGC" e acusa ainda o Parlamento "de estar a reboque" desse partido, que diz estar a bloquear o funcionamento das instituições do país. 

"A comissão permanente, que é uma minoria de 15 deputados, recusa-se a marcar a sessão extraordinária mesmo tendo o pedido nesse sentido por parte de 56 deputados, que são a maioria", observou Embaló que promete novas diligências para ultrapassar o que considera de bloqueio. 

"Vamos analisar a situação e possivelmente podemos vir a impugnar esse bloqueio", disse ainda o deputado do PRS, sem indicar o que tencionam fazer. 

Suleimane Embaló indicou, contudo, que a situação no Parlamento guineense "é má" e que é urgente mudá-la. 






FONTE:LUSA

NOTÍCIAS AO MINUTO:UNICEF AFIRMOU QUE “ 18 % DA POPULAÇÃO GUINEENSE AINDA DEFECA AO AR LIVRE”


Bissau, 31 Ago. 16– A representante do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), afirmou hoje que pelo menos 18 por cento da população da Guiné-Bissau ainda defeca ao céu aberto, apesar de avanços consideráveis obtidos no combate a esta pratica. 

Resultado de imagem para defecaçãoCristina Brugiolo fez estás declarações na abertura do Workshop sobre eliminação de defecação ao céu aberto que hoje teve inicio e é organizado pelo Ministério dos Recursos Naturais.


“Desde o início desta abordagem em 2010, mais de 36.000 famílias representando 1.170 localidades, já abandonaram esta prática, sobretudo devido à construção de mais de 22.000 latrinas “ acrescentou a representante do UNICEF referindo-se aos dados colectado em 2014.


Entretanto, Cristina Brugiolo anunciou que dois grandes projectos serão implementados no decurso de 2016, nomeadamente a reavaliação de 700 comunidades e os trabalhalhos para que toda a região de Quinará seja declarada livre de defecação ao céu aberto.

A colaboração com a Direcção-Geral dos Recursos Hídricos e outros parceiros com vista ao fortalecimento da monitorização e a criação de uma base de dados através de um sistema inovador de novas tecnologias, é o segundo objectivo da UNICEF na área do saneamento para o ano em curso.

Inussa Baldé Director-geral dos Serviços Hídricos do Ministério dos Recursos Naturais , lembrou aos técnicos de que a população rural do país é a mais vulnerável no que concerne ao saneamento, e correspondem a 80 por cento, isto quer dizer que a Guiné-Bissau está composta de mais áreas rurais do que urbanas e semiurbanas, e que o evento como este serve para melhorar a situação nas zonas rurais.

“O saneamento é a dignidade e autoestima e a água é a vida, por isso,  os dois devem andar sempre juntos.

Baldé destacou que o país foi um dos poucos da África que alcançaram, no ano passado, os Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento no domínio da água, mas em relação ao saneamento ainda falta muito por fazer “disse.




ANG/GUINENDADE

NOTÍCIAS AO MINUTO:ÚNICA UNIVERSIDADE PÚBLICA GUINEENSE PODERÁ REABRIR AINDA ESTE ANO

O ministro da Educação Nacional disse, esta quarta-feira, que a Universidade Pública Amílcar Cabral (UAC) poderá reabrir as suas portas ainda neste ano lectivo 2016-2017. A única universidade pública do país, passa desde 2010 por reestruturação após ter sido extinta em 2008
Sandji Fati, fez esta revelação depois de uma visita realizada, esta quarta-feira, a esta instação do Ensino Superior no país para estudar a estratégia para a reabretura da UAC, onde reconhece que para fazer funcionar uma universidade não é fácil mas promete fazer funcionar alguns cursos embora as condições actuais do país.
“As condições vão ser melhoradas em nenhuns aspectos para o inicio das aulas”, afirma o tirular da pasta de ensino que faz referencia a outras universidades privadas do país que segundo ele “encontram-se nas piores condições do que a UAC”.
Entretanto, a reitora da UAC, Zaida Pereira,  mostrou-se pouco optimista na abertura, ainda este ano, da universidade porque não existem fundos suficientes revelando, no entanto, que já foi enviado o orçamento às autoridades competentes e agora espera-se por resposta concreta.
“A Universidade não tem nem um (1) franco cfa. Para abrir a universidade é preciso fundos porque a abertura de um curso não tem só a ver só com o pagamento dos ocentes. O curso é uma maquinaria que não se inventa”, adianta.
Desde 2010 o governo tenta reestruturar esta que é a única Universidade Pública no país. Em 2013, após cinco anos desativada, a UAC retomou suas atividades, com a nomeação de uma novo corpo administrativo.



RadiosolMansi/Guinendade

OPINIÃO: PRIMEIRA DAMA, DONA ROSA, KUMA I KA TA MITI NA POLITICA

A primeira dama da Guiné-Bissau concluíu nesta terça-feira uma visita de escassos dias a França. Maria Rosa Vaz desdobrou-se em contactos com autoridades locais e estruturas associativas da diáspora guineense. Descartando qualquer ambição política ela apela à paz no seu país.
media
Maria Rosa Vaz afirmou  que a sua função é acompanhar o Marido  na sua tarefa do dia a dia e n
ão se intrometer na politica.

Uma Mensagem para Dona Rosa: Entendo que esta limitada nas suas funções.. ma..sera ku pudi tcholona bu marido dinoti na bo palacio ku povo pui bos nel,pé para cansanu ku si orgulho di matchundadi.
Pabia ami nha homi na bim muri di tenson, Bissau para,tarbadju ka ten , salario ka ten, Tudo pabia di teimosia di bu marido. Pa complica mas nha vida nha mama secu n' ka tené liti pa pati nha fidju de 3 mis .... …Credii…Nah.. Nha Rosa abo tené tarabaju …



Zenaida A.

NOTÍCIAS AO MINUTO: PJRT-PFD EXORTA PARLAMENTO À CONVOCAR SESSÃO PLENÁRIA PARA DISCUTIR PROGRAMA DO GOVERNO


Bissau, 31 Ago 16  – O Partido para Justiça, Reconciliação e Trabalho (PJRT-PFD) apela a Mesa da Assembleia Nacional Popular (Parlamento) e a sua Comissão Permanente a convocação “urgente” duma sessão plenária para discutir e votar o Programa do actual governo.

Em nota à imprensa desta formação política à que a ANG teve acesso hoje, esta mais recente formação política criado na Guiné-Bissau defende que os políticos inseridos neste processo devem “zelar pelo interesse da Nação e não pelo interesse pessoal”.

Ao Presidente da República, o PJRT-PFD apela uma magistratura de influência na procura da solução “imediata” para esta crise política que assola o país há mais de um ano.

O Partido liderado por Malam Nancó pede ao povo guineense para  se manter calma e serena, observando o evoluir da crise que, segundo esta formação política, é “imposta pelo PAIGC”, para  tirar ilações na escolha futura dos seus governantes, nas próximas eleições.

O Partido para Justiça, Reconciliação e Trabalho exorta a Comunidade Internacional e outros parceiros, no sentido de continuarem a apoiar o povo guineense”.

A Comissão Permanente do Parlamento guineense reúne esta quarta-feira para uma eventual marcação duma sessão plenária extraordinária entre os dias um e dois do setembro deste ano.





ANG/GUINENDADE

NOTÍCIAS AO MINUTO: A COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR ESTÁ A FERRO E FOGO E PODERÁ SER SUSPENDIDA A QUALQUER MOMENTO. PARECE QUE É O CAOS TOTAL

Parece que a marcação da apresentação do programa de governo vai levar mais algum tempo porque os deputados da comissão permanente não se entendem. Jomav já disse
que não vai dissolver a ANP e por isso eles que resolvam tudo na ANP. O PAIGC está furioso e diz que enquanto Gabriel So não for libertado não haverá nada para ninguem.Vamos a ver como é que isto vai acabar.

OPINIÃO: OS MUROS DE BACIRO GARANTEM A VITÓRIA CONTRA O JOMAV E PAIGC

Eu sei que poderão não acreditar no que estou a dizer mas
Baciro e a sua mãe estão trabalhando muito para que ele nao
caia. O PAIGC e o PRS não se vão entender tão cedo e isso
será vantajoso para o Baciro Djá. Neste momento ele tem 8
muros instalados na capital para trabalharem na manutenção
do seu mandato. Baciro poderá vencer porque estes muros são
muito poderosos. Estes muros trabalharam para Abdoulay Wade,
Lassana Conté e ja fizeram trabalhos para o Yaya Jammeh depois
de várias tentativas de golpe de estado. Quer queiram quer não
Baciro Dja vai estar no poder ainda nas próximas semanas.

Ansumane F.

DENÚNCIA: CAIXA DE PEIXE PASSOU DE 10 MIL FRANCOS PARA 16 MIL FRANCOS CFA... O MINISTRO DAS PESCAS PIOROU A SITUAÇÃO

Senhores bloguistas, a minha mãe vende peixe e constatou
que desde que o Ministro Fernando Correia Landim entrou o
peixe tornou mais caro. Ele foi fazer uma visita a todas as
vendedeiras de peixe e prometeu que o preço iria baixar mas
a verdade é que o preço aumentou. Há uma margem de 6 mil
francos cfa em cada caixa. Isto vai para o bolso de quem ?
Será que não vai para o bolso das novas empresas que entraram
no mercado tal como a libanesa. Isto tudo que o Ministro Landim
disse não corresponde a verdade porque o peixe não baixou não
mas sim subiu.

O problema é que depois de tanta publicidade a verdade é que
estamos pior. Pensei que as coisas iam ser diferentes mesmo mas
estou a ver pior. A minha mãe chega a casa e todos os dias fica a
reclamar sozinha e fala muitas horas sozinha. Está sempre irritada
e diz que vão fazer manifestação brevemente mesmo que sejam
mortos pela tropa. Estou a enviar-vos este email porque estou a
estudar na universidade lusofona e não temos outro meio para viver.
Pedimos por favor ao Ministro que deixe a caixa de peixe no
valor que estava e não neste valor para ricos. Se venderem a esse
preço, quanto é que as vendedeiras iram vender para as pessoas
levarem para casa? Pedimos por favor ao Srº Ministro que nos
ajude

Anónimo

WATCHÁ KATCHÉU: BANDIDASKU PASSANTA NÉSS GOVERNO DE GESTÃO

Informações dão conta de que cada dia que passa Baciro Djá e os
seus comparsas estão a dizimar o tesouro público e a imagem do
nosso país. Toda a gente sabe que este governo é apenas por mais
algumas semanas e por isso os governantes tem estado a meter a
mão em tudo o que podem.Ninguém faz nada porque Baciro Djá
já ameaçou que muita gente iria cair logo que ele caisse. O desejo
do Presidente é que a negociação corra o mais rápido possivel para
tirar da sua vista a maior vergonha de sempre. Entretanto os casos
de corrupção surgem todos os dias e urge fazer algo para estancar
isso. 

terça-feira, 30 de agosto de 2016

NOTICIAS AO MINUTO:A UEMOA VAI AJUDAR GUINÉ-BISSAU A MELHORAR SEGURANÇA NA AVIAÇÃO CIVIL

Organização africana vai ajudar Guiné-Bissau a melhorar segurança na aviação civil










A UEMOA anunciou que vai ajudar as autoridades da Guiné-Bissau a melhorarem a legislação em matéria de segurança de aviação civil, operações aeroportuárias, tratamento de passageiros e bagagens.

Uma missão do departamento dos transportes aéreos da UEMOA está em Bissau para discutir com os responsáveis da agência de aviação civil da Guiné-Bissau a forma prática de ajudar o país a ultrapassar as carências.

A vinda da missão da UEMOA, composta por três técnicos seniores, segue-se a uma avaliação da situação geral da aviação civil na Guiné-Bissau, efetuada em maio passado.

Na altura constatou-se que a Guiné-Bissau "tem carências" ao nível da legislação que possa garantir a segurança ao nível da aviação civil, operações ligadas com o tratamento aos passageiros, bagagens de cabine e de porão.

A missão, que termina a 10 de setembro, vai apresentar às autoridades de Bissau um plano de ação e ainda uma proposta concreta de execução do plano, visando atingir melhorais nas áreas identificadas.

A UEMOA dispõe de uma política comum no domínio de aviação civil com objetivos de proteger os Estados membros contra atos de interferência ilícita nos serviços aeroportuários, promover o mesmo nível de segurança na união em respeito às normas da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI).

A Guiné-Bissau é um dos oito estados membros da União Economia e Monetária da África Ocidental (UEMOA), juntamente com Burkina-Faso, Costa do Marfim, Benim, Níger, Mali, Togo, Senegal.



Fonte;Lusa

NOTICIAS AO MINUTO:CPLP E GUINÉ-BISSAU PREOCUPADOS COM SAÍDA DA MISSÃO DA ONU DO PAÍS

Os representantes da Guiné-Bissau e da CPLP disseram hoje no Conselho de Segurança, em Nova Iorque, estar preocupados com a eventual saída da ONU no final do mandato que termina em fevereiro de 2017.

"Estamos muito preocupados com a notícia de que depois deste ano a missão vai deixar a Guiné-Bissau", disse a diplomata Maria Lopes D'Alva, que representou o país africano no encontro.

O mais recente relatório do secretário-geral da ONU sobre a situação na Guiné-Bissau foi esta terça-feira apresentado aos membros do Conselho de Segurança pelo novo Representante Especial, o maliano Modibo Ibrahim Touré, que substituiu o são-tomense Miguel Trovoada.
Lopes D'Alva disse, no entanto, que os responsáveis políticos guineenses esperam que, "por essa altura, o país tenha encontrado uma forma de caminhar sozinho para garantir a paz e que os militares, que se têm mantido fora da cena política, assim se mantenham."
A Comunidade dos Países de Língua e Expressão Portuguesa (CPLP) foi representada pelo diplomata de Timor-Leste Júlio Freitas no encontro.
"Estamos muito preocupados com os efeitos prejudiciais de uma eventual saída do ECOMIB antes da situação de segurança estar garantida e pedimos aos parceiros internacionais que estudem formas para continuar a apoiar a paz e o desenvolvimento na Guiné-Bissau", disse Júlio Freitas.
O representante disse que os efeitos da crise política no país "já se fazem sentir, sobretudo no sistema de educação e saúde e na privação económica dos guineenses."
"Estamos muito preocupados de que [esta situação] possa escalar para tensões sociais", acrescentou o timorense.
A representante da Guiné-Bissau disse ainda que a ajuda internacional "para aliviar as imediatas dificuldades socioeconómicas é muito importante e muito necessária neste momento."
"Sabemos que a concretização dos compromissos da Ronda Internacional de Dadores pode estar a espera de um ambiente político facilitador no país, mas a população em sofrimento não pode esperar", concluiu Maria Lopes D'Alva
No geral, o relatório hoje apresentado defende que "o inicial mas significativo progresso feito na Guiné-Bissau após as eleições de 2014, através da formação de um governo legítimo, inclusivo e democrático, foi amplamente revertido" nos últimos 12 meses.

 Fonte:Lusa

NOTICIAS AO MINUTO:LIGA GUINEENSE DENUNCIA "SISTEMÁTICO ATROPELO" ÀS REGRAS JUDICIÁRIAS

Resultado de imagem para liga dos direitos humanos guine bissauA Liga Guineense dos Direitos Humanos denunciou hoje a existência de "sistemáticos atropelos" às regras jurídico-processuais por parte do poder judicial do país e cita casos concretos.

  Em comunicado, a Liga afirma que tem vindo a registar "com uma frequência invulgar, sistemáticos atropelos às mais básicas regras jurídico-processuais por parte de operadores judiciários" do país.
Cita os casos da detenção do ex-secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, João Bernardo Vieira e do deputado no Parlamento, Gabriel Sow, ambos detidos por ordem do poder judicial.
O ex-governante esteve detido por ordens do Ministério Público, tendo sido posto em liberdade, uma semana depois, por decisão de um juiz que considerou ilegal a sua detenção e o deputado continua detido sem que lhe tenha sido levantada a imunidade parlamentar, frisa a Liga em comunicado.
A organização denuncia a detenção por uma semana de João Bernardo Vieira quando a lei prevê o máximo de 48 horas para que o juiz confirme ou não a prisão preventiva e o facto de Gabriel Sow estar há mais de 20 dias a aguardar pelo pronunciamento sobre o pedido de 'habeas corpus', lembrando que "as boas práticas" ditam que essa diligência tem uma resposta no prazo máximo de 10 dias.
"Estes e demais casos recentemente registados, associados às crónicas e sistemáticas práticas de detenções ilegais cometidas por órgãos judiciários nos diferentes estabelecimentos prisionais do país, têm estado a afetar negativamente os direitos fundamentais dos cidadãos, minando a confiança destes nos órgãos responsáveis pela proteção desses direitos", diz a Liga.
A organização liderada pelo advogado Augusto Mário da Silva exige ao poder judicial "o respeito escrupuloso" ao princípio da legalidade, dando primazia "à tutela dos direitos fundamentais" dos cidadãos.
Apela ainda às forças de segurança para que se abstenham de praticar atos ilegais, perante os quais não estão vinculados ao dever de obediência em relação a nenhum órgão do Estado e exorta os magistrados no sentido de darem uma maior atenção aos prazos previstos na lei como forma de garantir os direitos e liberdades fundamentais dos suspeitos.

Fonte:Lusa

NOTICIAS AO MINUTO: DEPOIS DO ENCONTRO DE HOJE PAIGC E PRS AINDA DIVERGEM NA VIA PARA SAÍDA DA CRISE

Principais partidos da Guiné-Bissau ainda divergem na via para saída da criseOs dois principais partidos no Parlamento guineense, PAIGC e PRS, mostraram-se divergentes quanto a fórmula para tirar o país da crise política em que se encontra há mais de um ano, depois de mais uma ronda de conversações.



As duas formações reuniram-se hoje, na segunda ronda negocial, mas à saída do encontro, Manuel dos Santos do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) e Carlitos Barai do PRS (Partido da Renovação Social) mostraram-se distantes quanto as conclusões. 

Enquanto Manuel dos Santos apontava para avanços nas negociações, tendo em vista a formação de "um Governo sério", liderado por um primeiro-ministro que não seja o atual, Carlitos Barai fazia notar que "persistem as divergências" sobre os pontos em agenda. 

"Cada partido continua a ter a sua interpretação sobre a crise, de modo que não é por agora que vamos ter um acordo", sublinhou Carlitos Barai, que prefere falar em conversações solicitadas pelo PAIGC. 

Segundo Barai, o PAIGC indicou três pontos para as conversações: Princípios e regras para uma sã convivência democrática entre os dois partidos, causas do bloqueio no Parlamento e como salvar a atual legislatura. 

O dirigente do PRS disse serem divergentes as opiniões dos dois partidos sobre os três pontos, pelo que a comissão que toma parte nas conversações vai ter que pedir a anuência da direção do partido sobre a necessidade da continuar ou com as conversações com o PAIGC. 

Manuel dos Santos, por seu lado, defende serem negociações com o PRS visando essencialmente a formação de um novo Governo de consenso entre os dois partidos. 

Admitiu que se registaram avanços significativos nas negociações com os renovadores embora ressalve que ainda não se pode falar no entendimento que possa levar a assinatura de um acordo para a criação de "um Governo a sério para dirigir o país". 

"Se for possível vamos chegar a um acordo, mas se não for possível, olha", frisou Manuel dos Santos, que coloca de parte qualquer possibilidade de o próximo governo a ser formado, a partir do entendimento entre dois partidos, ser liderado por um dos 15 deputados expulsos do PAIGC. 

O atual Governo guineense é chefiado por Baciro Djá, um dos 15 deputados expulsos do PAIGC. 

Conforme a agenda das conversações, os dois partidos devem voltar encontrar-se na sexta-feira, mas Carlitos Barai do PRS, condicionou a reunião com a decisão a ser tomada pela comissão política do seu partido. 





Fonte; Lusa

NOTICIAS AO MINUTO: A ONU MANTÉM SANÇÕES A GUINE-BISSAU

"Existe amplo consenso de que as sanções têm actuado como um impedimento ao envolvimento directo das forças de segurança e defesa na deteriorante situação política que o país enfrenta desde Agosto de 2015".
Uma destas sanções diz respeito à proibição de sair do país de 11 militares que estiveram envolvidos no golpe de estado de 2012, responsáveis que continuam a pertencer às forcas armadas e, à excepção de três, nas mesmas funções.
O relatório diz que os militares se têm mantido à margem da crise política, mas que "o risco de uma intervenção pode aumentar se a crise política persistir, se a reforma de sectores relevantes não for implementada e, em particular, se a precária situação orçamental impedir o pagamento de (salários aos) soldados."
"O Conselho de Segurança deve manter a situação actual e enviar uma mensagem clara a todos os cidadão da Guiné-Bissau: o regime de sanções é aplicável a todos, independentemente da sua afiliação política ou institucional", defende o secretário-geral.
O documento diz ainda que o Conselho de Segurança deve mostrar que está pronto para "fortalecer as medidas", que deve considerar o estabelecimento de um comité que recolha informação para sanções mais dirigidas e eficientes e, finalmente, recomenda a visita do presidente do Comité de Sanções da ONU à Guiné-Bissau.
No geral, o relatório defende que "o inicial mas significante progresso feito na Guiné-Bissau após as eleições de 2014, através da formação de um governo legítimo, inclusivo e democrático, foi amplamente revertido" nos últimos 12 meses.
A Guiné-Bissau atravessa uma crise política sem que os dois principais partidos do país, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Partido da Renovação Social (PRS), consigam chegar a acordo para marcar uma data para a continuação dos trabalhos parlamentares e debater o programa de Governo.
O documento garante que "três mudanças sucessivas de governo e um prolongado período de paralisia política enfraqueceram ainda mais as instituições do estado", explica que "a implementação de reformas chave nos sectores da defesa, segurança e justiça foi suspensa" e que "a prestação de serviços básicos foi negativamente afectada."
O relatório fornece ainda uma actualização sobre os principais acontecimentos políticos, de segurança, direitos humanos, e desenvolvimentos na área socioeconómica e humanitária na Guiné-Bissau desde o seu relatório mais recente, de 12 de Fevereiro de 2016.
 Este é o primeiro relatório produzido sobre a supervisão do novo Representante Especial, Modibo Ibrahim Touré, que substitui Miguel Trovoada.

Fonte;Lusa

NOTICIAS AO MINUTO: ULTIMO RELATÓRIO DA ONU RECEIA QUE AL-QAEDA SE EXPANDA PARA A GUINÉ-BISSAU





O relatório do secretário-geral da ONU sobre a situação na Guiné-Bissau, que será apresentado hoje, em Nova Iorque, aos membros do Conselho de Segurança, diz que a Al-Qaeda no Magrebe Islâmico se pode expandir para o país.

"Existem preocupações de que grupos como a Al-Qaeda no Magrebe Islâmico podem aproveitar-se da instabilidade na Guiné-Bissau para ganhar presença e avançar a sua agenda de extremismo violento", lê-se no documento, que foi consultado pela Lusa.

Os autores do relatório lembram que em março deste ano quatro indivíduos, suspeitos de colaborar com organizações ligadas à Al-Qaeda, foram perseguidos pelas autoridades no país e detidos enquanto tentavam cruzar a fronteira.

"Existem receios na região de que o país se possa tornar um alvo para excursões terroristas, visto que, no momento presente, a capacidade do governo responder a esta ameaça ou possíveis ameaças de crime organizado transnacional, como o tráfico de droga, continua limitada", explica o documento.

O relatório lembra ainda que instituições como o Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento e a União Europeia suspenderam o seu apoio orçamental ao país, uma situação que pode ter um "impacto devastante" no país, visto que 80% do seu apoio vem da ajuda internacional.

O relatório recomenda ainda a manutenção das sanções ao país. "Existe amplo consenso de que as sanções têm atuado como um impedimento ao envolvimento direto das forcas de segurança e defesa na deteriorante situação política que o país enfrenta desde agosto de 2015", lê-se no relatório, que foi consultado pela Lusa.

Uma destas sanções diz respeito à proibição de sair do país de 11 militares que estiveram envolvidos no golpe de estado de 2012, responsáveis que continuam a pertencer às forcas armadas e, à exceção de três, nas mesmas funções.

O relatório diz que os militares se têm mantido à margem da crise política, mas que "o risco de uma intervenção pode aumentar se a crise política persistir, se a reforma de setores relevantes não for implementada e, em particular, se a precária situação orçamental impedir o pagamento de [salários aos] soldados."

"O Conselho de Segurança deve manter a situação atual e enviar uma mensagem clara a todos os cidadão da Guiné-Bissau: o regime de sanções é aplicável a todos, independentemente da sua afiliação política ou institucional", defende o secretário-geral.

No geral, o relatório defende que "o inicial mas significativo progresso feito na Guiné-Bissau após as eleições de 2014, através da formação de um governo legítimo, inclusivo e democrático, foi amplamente revertido" nos últimos 12 meses.

A Guiné-Bissau atravessa uma crise política sem que os dois principais partidos do país, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Partido da Renovação Social (PRS), consigam chegar a acordo para marcar uma data para a continuação dos trabalhos parlamentares e debater o programa de Governo.

O documento garante que "três mudanças sucessivas de governo e um prolongado período de paralisia política enfraqueceram ainda mais as instituições do estado", explica que "a implementação de reformas chave nos setores da defesa, segurança e justiça foi suspensa" e que "a prestação de serviços básicos foi negativamente afetada."

O relatório fornece uma atualização sobre os principais acontecimentos políticos, de segurança, direitos humanos, e desenvolvimentos na área socioeconómica e humanitária na Guiné-Bissau desde o seu relatório mais recente, de 12 de fevereiro de 2016.

Este é o primeiro relatório produzido sobre a supervisão do novo Representante Especial, Modibo Ibrahim Touré, que substitui Miguel Trovoada.



Fonte: Lusa

NOTICIAS AO MINUTO: COCAINA OUTRA VEZ NO NOSSO TERRITORIO

A Policia Judiciaria aprrendeu no Domingo ( 28 Agosto) cerca de quatro quilogramas de cocaína no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.

Falando em conferência de imprensa, Correia Quitóli, o Coordenador da Unidade de Combate a Drogas (UCD) explicou que durante a operação foram detidas duas pessoas, um nacional e uma senhora de nacionalidade conacri-guineense.

“O cidadão guineense foi pego pelos agentes da Guarda Nacional quando tentava sair do país para Lisboa levando consigo oito capsulas de cocaína", disse Quitoli Correia que avança ainda que o resto da droga veio da mulher que tinha mais de três quilogramas escondidas num fundo falso da mala de viagem.


A senhora em causa, acrescentou o Coordenador da UCD, provinha do Brasil e, segundo disse na altura, tinha como destino o seu pais de origem.

O Coordenador da UCD frisou que os dois suspeitos já foram entregues ao Ministério Público e aguardam a continuidade dos processos judiciais.

Questionado se a sua direcção não está preocupado com o aumento do tráfico de drogas, Correia Quitóli disse que é por isso que, apesar de poucos meios estão a fazer tudo para inverter o rumo da situação actual, salientando que as drogas capturadas serão queimadas posteriormente de acordo com a lei.

“ Como podem ver, o tráfico de drogas aumentou sobretudo no aeroporto de Bissau onde  já fizemos este ano mais de 19 apreensão comparativamente ao período homólogo do ano transato. 

Disse  que o facto não tem nada a ver com a situação política do país, mas sim com o performance dos agentes que agora estão mais habilitados em termos de formações para fazerem os seus trabalhos “disse.

Correia Quitóli lamentou o facto de a  PJ ainda não ter conseguido cobrir todo o país por falta de meios, principalmente nas fronteiras terrestres, uma vez que as duas brigadas antidroga estão instaladas no aeroporto Osvaldo Vieira e a outra no porto de Pindjiguiti, ambos em Bissau.





ANG/GUINENDADE

WATCHÁ KATCHÉU: A CORRUPÇÃO QUE O MINISTRO DAS PESCAS TEM CONDUZIDO É VERGONHOSO

O Presidente Jomav tem que pôr fim a corrupção que está prevalecendo
neste governo de corruptos que só vieram para mamar. Negociatas com
empresas de pesca são todos os dias.Isto é de facto muito triste que haja
pessoas a usarem o estado para defenderem os seus interesses pessoais.
Este governo tem os seus dias contados e o único caminho é a ruaaaaa.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

OPINIÃO: JOMAV E AS « MIL E UMA » MENTIRAS


JOMAV homem de duas palavras, faca de dois gumes... quando diz A espera-se Z porque vira 360 graus sem dar conta ou lembrar de que tinha dito A.

JOMAV disse ao povo e a comunidade internacional que não ia bater o Governo e que nem tinha  intenções, fez o contrário... MENTIU

JOMAV disse que o filho não está metido na venda de madeira, pelos vistos está... MENTIU

JOMAV disse que não é cúmplice dos 15 a final é... MENTIU

JOMAV disse que os membros do governo de DSP são corruptos e não foi capaz de o provar, mais uma vez... MENTIU

JOMAV durante a campanha disse que nunca irá ser o obstáculo na governação do seu próprio partido (P.A.I.G.C.), agora os 15 + 1 virou o seu partido... MENTIU

JOMAV disse ao povo que nomeou novo PGR(António Sedja Man) para fazer a justiça e acabar com a corrupção, a final era para perseguições e resolver os problemas pendentes do próprio JOMAV... MENTIU

Será que devo também questionar a nomeação do CEMGFA ???

JOMAV continua a MENTIR e enganar o povo da Guiné-Bissau, mas não esqueças de que a mentira tem pernas curtas, já já o povo vai sufocar com as tuas mentiras.

Naaaaaa JOMAV abo i mesmo compulsivo, bu ta contrária bu próprio cabeça, nkuda só IRAN que bu ta conta bardadi pabia bu medi pa i matau, ma pecadur gora dibi de medi morto i ossa bardadi, es i pa bu próprio dignidade e cu de bu família.

JOMAV escolheste o Caminho/Via da mentira.



Infali Djá

NOTICIAS AO MINUTO: DELEGADO DE SEGURANÇA DE ESTADO CUMPLICE DE ROUBO DE GADO NO LESTE

O deputado Djana Sané denuncia nesta segunda-feira em Bissau, envolvimento do delegado de Serviços Interno de Segurança (SIS) na alegada prática de roubo de gado bovino na povoação de Camadjabá, sector de Pitche, leste do país.

O deputado que falava em exclusiva a  Notabanca, afirmou que o delegado em causa está envolvido numa rede de gatunos com cidadãos da Guiné-Conacri, que destroem a juventude na zona. Ato que considera de vergonhoso para o país, já que, o delegado em causa é representante do Estado no local, e ordena a soltura dos gatuno sem que seja feita a justiça.  

Com efeito, o político manteve hoje um encontro com o Ministro do Interior. Agendando para terça-feira dia 30, uma ronda de negociação com a população dessa aldeia em Bissau.  

O deputado Djana acentuou que a vida do delegado corria risco de ataque de retaliação por parte da população local, que pede a remoção completa do corpo de Segurança como forma de pôr fim os sucessivos roubos nessa localidade.







Fonte:Rispito.com