O grupo dos15 deputados expulsos do Partido Africano da Independência da Guine e Cabo - Verde (PAIGC), ameaçou hoje convocar uma sessão extraordinária para os dias 30 e 31 do corrente mês para debater o Programa do Governo.
Em declarações à imprensa, à saída de uma audiência com o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), o porta-voz do grupo, Rui Diã de Sousa disse que vão marcar a sessão nos dias acima referidos tendo em conta o caracter de urgência que o assunto em causa requer.
“Vamos tudo fazer em obediência a Constituição e as demais leis da República", disse Rui Diã de Sousa, salientando que, a luz do regimento da ANP, irão tomar a iniciativa de convocar a sessão extraordinária.
Questionado se o grupo tem esse direito, o porta-voz replicou que irão observar sempre aquilo que a lei lhes permite, no entanto, advertiu que tudo o que vier a acontecer será da inteira responsabilidade do fórum interno da ANP.
Diã de Sousa disse que o grupo visa apenas tirar o país da crise em que se encontra.
“São estas preocupações que nos levou a requerer uma sessão extraordinária para a discussão e eventual aprovação do Programa do Governo liderado por Baciro Dja”, concluiu.
Fonte:ANG
Como é isto? "[...] meter uma cobra debaixo da cama e depois gritar que está lá uma cobra que nos quer picar" (Amilcar Cabral,PAIGC; Reunião do Conselho Superior da Luta - 9 a 16 de Agosto de 1971 - Sobre a agressão à República da Guiné e os acontecimentos ulteriores nesse país, doc. não publicado, p. 27). É o gesto deste "grupo dos 15". Desgraça.
ResponderEliminarBoa sorte para todos nós, bissau-guineenses (Mulheres e Homens).
Que reine o bom senso.
Amizade,
A. Keita