A empresa de Transportes Marítimos da Guiné-Bissau (SOTRAMAR) necessita de 300 milhões de francos CFA para a reparação dos três navios de ligação continente-arquipélago e sul do país, disse o seu director-geral.
Fernando Sambú |
Em declarações hoje à ANG, Fernando Baial Sambú explicou que esta preocupação foi manifestada ao executivo desde Junho findo, mas que os navios Bária, Pecixe e IV Centenário ainda continuam na doca.
Baial Sambu esclareceu que a situação de Bária é a mais grave, por o navio se encontrar num avançado estado de degradação, e sua reparação precisa ser feita numa oficina especializada no exterior.
Aquele responsável sublinhou que para ultrapassar a situação, enviaram uma carta ao governo, através da Secretaria de Estado de Transportes e Comunicações, solicitando o seu envolvimento no processo, mas até agora sem resposta.
Fernando Sambu informou que as embarcações necessitam de inspecção a cada dois anos, porque tecnicamente é construído com ferro e a água do mar é salgada, pelo que está em constante reacção química, motivando o desgaste do casco.
O Director da SOTRAMAR especificou o caso do navio Pecixe, o qual necessita de dois motores e dois geradores novos para substituir os que degradaram. No entanto, não estimou os custos destes equipamentos.
Baial Sambu lamenta a falta de meios financeiros com que a empresa se tem deparado para, por exemplo, o pagamento de salários e compra de combustível.
A paragem dos três navios está a dificultar a ligação à parte insular do pais levando as populacoes dessas áreas a enfrentarem o perigo de viajar em canoas..
ANG/GUINENDADE
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