O antigo presidente guineense João Bernardo Vieira completou oito anos esta quinta-feira, 02 de Março do seu assassinato ocorrido na sua residência na capital Bissau.
O general foi assassinado um dia depois do então chefe de Estado Maior General das Forças Armadas Tagme Na Waié ter sido igualmente assassinado com uma bomba no seu gabinete de trabalho.
Para assinalar a data, foi criada uma comissão que organizou a cerimónia da deposição da coroa de flores na campa do falecido seguido de uma palestra intitulada “Nino, militar e político” que terá como orador Afonso Té.
No cemitério Municipal de Bissau, onde se encontra os restos mortais do general, Mário Fernando Mansonts presidente da referida comissão afirmou que “ pela história da Guiné, achamos que Nino merece um grande reconhecimento razão pela qual estamos aqui para depositar coroas de flores. O tamanho de Nino ultrapassa o país por ter sido ele quem proclamou a independência reconhecida mundialmente”, sublinhou.
De referir que para assinalar este oitavo aniversário da morte de Nino Vieira para além da deposição de coroa de flores na sua campa no cemitério Municipal de Bissau e de palestra sobre “Nino, Militar e Politico” foi exibido igualmente o vídeo que marca a vida do falecido presidente.
GUINENDADE/RSM
0 comentários:
Enviar um comentário