A ONU propõe que a corrupção sistemática com recursos públicos seja tratada como crime contra a humanidade.
Em texto que será submetido ao Conselho de Direitos Humanos da entidade, a partir do dia 11 de setembro, seus autores questionam a devolução feita pelos países receptores dos desvios de apenas 1% do valor congelado.
O conteúdo será votado pelos integrantes do colegiado, que inclui o Brasil.
“Não existem dúvidas de que organizações criminosas emergindo de regimes cleptocráticos – aquele cujo único objetivo é pilhar o Estado – causam dano ao Estado e afetam os direitos fundamentais e liberdades da população”, diz o texto.
O texto faz referência a dados da entidade Global Financial Integrity sobre a estimativa de que US$ 1,1 trilhão poderia ter deixado países em desenvolvimento em fluxos financeiros ilícitos.
O documento também ataca os países que abrigam os recursos desviados. “É chocante ver como dinheiro que foi roubado e é urgentemente necessários para o desenvolvimento está parado em bancos de países desenvolvidos (…) O papel dos bancos como facilitadores de lavagem de dinheiro e corrupção com frequências não é notado”, destaca o texto.
f
onte: AE
EM PRIMEIRO LUGAR, A CORRUPÇÃO SE COMBATE COM MEIOS TECNOLÓGICOS E NÃO SÓ PELA VONTADE. POR ISSO É QUASE IMPOSSÍVEL ERRADICAR CORRUPÇÃO NOS PAÍSES POBRES OU EM VIA DE DESENVOLVIMENTO.
ResponderEliminarA PRÓPRIA UNO É UMA ORGANIZAÇÃO CORRUPTA! AQUI ESTAMOS A FALAR DE SERES HUMANOS. EM QUALQUER PARTE DO MUNDO ONDE EXISTE SERES HUMANOS, HÁ CERTAMENTE UM CERTO TIPO DE CORRUPÇÃO A SER PRÁTICADA NESSE LUGAR.
A QUESTÃO É SEMPRE O GRAU E O TIPO DA CORRUPÇÃO EXISTENTE NUM DETERMINADO LUGAR.
NO NOSSO PAÍS, A CORRUPÇÃO É A BASE DA NOSSA CONVIVÊNCIA POR CAUSA DA MÁ GOVERNAÇÃO. AGORA COM JOMAV, A CORRUPÇÃO TORNA UM FACTO DE VIDA. SÓ CONSEGUE VIVER OU SOBREVIVER AQUELE QUE PRATICA CORRUPÇÃO A OLHO NU, EM MUITAS DAS VEZES!!!