O Embaixador da União Europeia (EU) na Guiné-Bissau advertiu, esta quarta-feira (25 de Outubro de 2017), que deve haver tomada de consciência, muita resistência passiva e activa da sociedade civil guineense perante o “fenómeno” da corrupção no país
Victor Madeira dos Santos sustenta a ideia durante às jornadas sobre a Corrupção na Guiné-Bissau, “Ke ku Nten ku Curupson, (o que eu tenho com a corrupção, tradução livre) ”, organizadas pela União Europeia através do projecto EU-PAANE fase di Kambansa.
Segundo, o embaixador da União Europeia a situação da corrupção no país deve ser assumida pela sociedade civil guineense lamentando, no entanto, o facto de os partidos políticos não serem a voz e encarrados como mecanismo para fazer denunciar este facto na base da democracia.
Por outro lado, Victor Madeira, Embaixador da União Europeia no país, nega a ideia de que a corrupção é motivada pelo factor de quem ganha pouco. Ele sublinha que o facto deve-se a “desprovido de mecanismo culturais, morais e étnicos”.
Às jornadas de três dias enquadram-se nas celebrações do dia Internacional da Democracia (15 de Setembro) e do dia internacional de Acesso à Informação (28 de Setembro).
Durante às jornadas serão debatidas a corrupção no quotidiano, corrupção e meio ambiente: transparência na gestão de recursos naturais factor da degradação e dos conflitos sociais.
O papel dos medias no combate à corrupção, consequências da corrupção e má gestão para o país como também transparência no sector da Educação e da Saúde, serão debates em cima da mesa.
Guinendade/RSM
NHU VICTOR MADEIRA DOS SANTOS, POR FAVOR, CALA A BOCA! A UNIÃO EUROPEIA NÃO TEM NENHUM OUTRO INTERESSE NA GUINÉ-BISSAU MAS SIM NOS NOSSOS RECURSOS NATURAIS (RECURSOS PESQUEIROS, ESPECIFICAMENTE).
ResponderEliminar"Durante às jornadas serão debatidas a corrupção no quotidiano, corrupção e meio ambiente: transparência na gestão de recursos naturais factor da degradação e dos conflitos sociais".
EU SÓ GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE. EM NOME DA "TRANSPARÊNCIA" E DURANTE ESSAS JORNADAS, POR QUE NÃO DEBATEMOS (NO MÍNIMO) OS PREÇOS REAIS DOS NOSSOS RECURSOS PESQUEIROS, DESDE JÁ QUE PERSISTE O IMPASSE ENTRE BISSAU E UE SOBRE UM NOVO ACORDO DE PESCAS?!?!?!
A UNIÃO EUROPEIA ROUBA, ROUBA, ROUBA, ROUBA E ROUBA ATÉ NÃO SABE MAIS COMO ROUBAR A GUINÉ-BISSAU, SÓ PORQUE TEMOS GOVERNANTES COBARDES E INCOMPETENTES. ISSO SIM É UMA CLARA INDICAÇÃO DE QUE A UNIÃO EUROPEIA NÃO ESTÁ DE BOA VONTADE OU PARA BENEVOLÊNCIA NA GUINÉ-BISSAU!!!
A UNIÃO EUROPEIA ROUBA MILHÕES E MILHÕES DE EUROS DA GUINÉ-BISSAU E DEPOIS TRAZ MIGALHAS DE VOLTA EM FORMA DE AJUDA DE MERDA. E, OS NOSSOS ''MBABBAS'' TOMAM ESSAS MIGALHAS COM TODO O CONTENTAMENTO DO MUNDO, SEM PRECEBER A JOGADA.
ATÉ QUANDO?! OH MEU DEUS!!!
Olha quem fala? Este senhor devia mas é explicar todos os desmandos e negociatas em que a UE está envolvida na Guiné-Bissau e os contratos que ele da aos seus "amiguinhos". Só neste país! É triste e mais não digo
ResponderEliminarJá agora só faltava aquele artista de um metro e meio (um tal de Oscar "Molhado" que sob o capote do FMI tem feito e dito todas as asneiras que lhe apetece e ninguém o põe no seu devido lugar. Devia ser considerado persona non grata e levar um chuto no...
ResponderEliminarABAIXO ESTES NOVOS COLONIALISTAS!!! ESTAMOS É BEM F...COM ESTES GAJOS.
ResponderEliminarE no fim das "missões" recebem Medalhas de mérito por serviços prestados ao desenvolvimento ... Revoltante!
ResponderEliminarCritérios para qualquer reconhecimento, precisam-se!!!! Haja coragem para AVALIAR o desempenho, o que deixam no País! Se fizermos isso, muito poucos terão direito a uma "Carta de Reconhecimento" e pouparemos nas Medalhas.
Viva os Guineenses lúcidos e patriotas!