Os resultados do inquérito realizado pelo portal de notícias "Bissau On-line" revelam que, 99% de usuários de internet na Guine-Bissau consideram que, o custo da internet é caro e a rede é de má qualidade.
O inquerito foi realizado de 25 à 31 de Dezembro de 2018, na página oficial do portal "Bissau On-line", no facebook e no instagram, e recolheu opiniões de 400 pessoas.
O objetivo do referido inquérito é de saber, como os internautas guineenses avaliam o custo e a qualidade da rede internet na Guine-Bissau.
Cada inquerido tinha que dar uma resposta entre cinco opções possiveis, que são os seguintes:
A)-preço caro e boa qualidade;
B)-preço barato e boa qualidade;
C)-preço normal e qualidade normal;
D)-preço caro e má qualidade;
E)-preço barato e má qualidade;
A)-preço caro e boa qualidade;
B)-preço barato e boa qualidade;
C)-preço normal e qualidade normal;
D)-preço caro e má qualidade;
E)-preço barato e má qualidade;
No total de 400 respostas, 378 pessoas optaram por resposta D (preço caro e má qualidade), correspondendo a 99%; e só 2 pessoas escolheram resposta E (preço barato e boa qualidade) que correspondente a 1%.
Recorde-se que na Guine-Bissau, a internet é fornecida pelas duas empresas estrangeiras de telecomunicação, nomeadamente Orange Bissau, filial da Sonatel de Senegal e MTN Bissau filial da MTN de Africa de Sul.
A Guiné-Bissau dispõe também duma Autoridade Reguladora Nacional (ARN), criada para responsabilizar da regulação e fiscalização do funcionamento das empresas operadoras no domínio da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), em conformidade com as leis do país.
Para se conectar à internet, maioria dos guineenses compram pacotes de pass internet, tendo em conta a pouca existencia da rede wi-fi doméstica ou pública.
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