O ex-primeiro-ministro guineense, General Umaro Sissoco Embaló, revelou no fim da tarde desta sexta-feira, 04 de janeiro de 2019, que a polícia de investigação dos Estados Unidos da América está a investigar as pessoas envolvidas nos desvios de fundos públicos na Guiné-Bissau, particularmente as que estiveram ligadas ao resgate de bancos comerciais.
O antigo chefe de governo que actualmente é o 2° Coordenador Nacional do Movimento para a Alternância Democratica – Grupo 15 (MADEM-G 15) falava à imprensa no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, proveniente de Lisboa (Portugal) e passando pelo Senegal (Dakar). Sissoco disse aos jornalistas que esteve também nos Estados Unidos há uma semana em visita de trabalho, onde terá obtido tais informações.
“A Guiné-Bissau está na mira dos serviços de informações norte-americanos e digo-vos isso de fontes fidedignas. A Guiné vai libertar-se também de muitos bandidos e gatunos.
A polícia dos Estados Unidos da América está a pedir ao Fundo Monetário Internacional e ao Banco Mundial os nomes de muitas pessoas que lesaram este país, sobretudo as pessoas envolvidas no caso do resgate de bancos comerciais e das que compraram casas em Portugal. Conhecemo-nos muito bem nesta terra e sabemos que há muita gente que não jogou no Barcelona nem no real Madrid, mas ostenta riquezas”, contou o antigo chefe do governo sem, no entanto, precisar os nomes.
Assegurou neste particular que a Guiné-Bissau corre o risco de ver alguns dos seus ex-dirigentes presos pela polícia de outros países, a semelhança daquilo que aconteceu com o ex-ministro das finanças de Moçambique. Sustentou que a sua relação permitiu-lhe obter essas informações, tendo acrescentado que a polícia norte-americana está agora a procurar mais provas ou indícios das pessoas envolvidas.
Relativamente à informação que circula nas redes sociais em como Umaro Sissoco Embaló ameaça abandonar o MADEM-G 15, porque o Coordenador Nacional [Braima Camará] recusou conceder-lhe o posto acordado, explicou que isso não corresponde à verdade e que não existe nenhum problema neste momento no MADEM-G 15 entre os seus dirigentes.
“Estamos a fazer política, é normal que as pessoas inventem que há problemas no MADEM-G 15, sobretudo entre o Coordenador Nacional Braima Camará e eu. Garanto-vos aqui e ao povo guineense em geral que não há nenhum problema no partido, sobretudo entre o Braima Camará e eu. Temos muita coisa que nos une, Braima Camará é meu irmão mais velho! Braima nunca pode cobiçar aquilo que eu quero e nem eu posso cobiçar aquilo que ele quer…”, esclareceu para de seguida, sublinhar que foi o Braima Camará que lhe apresentou o Presidente José Mário Vaz.
Questionado se apresentar-se-á como candidato às eleições presidenciais, respondeu que é um dos dirigentes de uma formação política e que respeita as orientações do partido. Contudo, frisou que “se o partido entender que eu sou a pessoa indicada para levá-lo à vitória, porque não aceitaria o desafio?! Eu sou um militante e dirigente responsável e é normal que tenha essa zpretensão, mas isso não está em debate neste momento”.
//O Democrata
Pa " Manueis Changs guiguis " es noba y dor de cabeca .
ResponderEliminarNão sei qual é os USA que o Gatuno do Sissoko está referindo!
ResponderEliminarUm senhor sem ninguém, bandido corrupto e burro a ser informado pela Polícia dos USA!! Carramba ! Só faltava isso! Nhu Gerenal sem tropas então não te informaram também que o DEA está no terreno (Guiné Bissau) 24/7 investigando transações ilegais de $$$$$$ e alocações por esse mundo fora ? Tu és um Mentiroso! A Polícia Americana atua dentro da Lei especialmente quando se fala de Investigações externas! Vai mais é enganar pessoas da tua laia, PUNK!
Nha ermons és homi li na conta mintida ! I ka Policia Americana ku na abri si boca i konta um Ze’ sim ninguém sobre qualquer investigações em curso! Homi na sinti derrota na pele (Março) por isso ki i na tenta n’gana djintis. Tiru na sail pa kundock!
ResponderEliminarAcredito que as afirmações do Sissoko é fake news , e para não fugir às regras assumirei toda a responsabilidade de fazer SHARE da mesma as Redes sociais, News outlet etc etc. Mentir usando nomes duma instituição Estrangeira e’ felonia!
ResponderEliminarSr. General, não te falaram do tráfico de drogas e das ameaças do terroristas,casos que parecem preocupá-los mais?
ResponderEliminarFavor ler dos terroristas e não "do" terroristas.
ResponderEliminarObukampol Mendes Vaz: Por favor o Sr. Peseudo General, a polícia Norte Americana, sabe bem o que significa resgate e há uma lista de pessoas que beneficiaram do pretenso resgate, ee preocupante para os famigerados de Fumou, cartéis de droga e Camelos dos Sultão do Médio oriente por favor Sissoko nós não somos analfabetos como és e muito menos mentiroso commpulsivo da tua espécie.
ResponderEliminar