O Ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável admitiu terça-feira a possibilidade de mandar suspender a construção da Central Elétrica perto da Lagoa de Cufada, em Buba, uma zona de reserva da Biosfera, situada no Sul do país.
Obras de construcao da Central Electrica |
Citado pela Rádio Jovem, António Serifo Embaló que falava à imprensa disse que o seu Ministério não está contra o projecto, mas alertou que é fundamental proteger o meio ambiente e a vida dos populares daquela região.
Embalo acrescentou que há uma equipa de técnicos do Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que está no terreno a fazer os trabalhos de estudos ambientais para depois produzir um relatório com resultados concretos na base do qual o governo vai tomar uma decisao sobre essa construção contestada pelos ambientalistas.
Caso se decidir pela suspensão das obras, segundo Serifo Embaló, o projecto será transferido para outro lacal.
Numa visita recente às obras da referida Central, o ministro da Energia e Industria, Florentino Mendes Pereira declarou ser tarde para a suspensão das obras, pelo que, contra os protestos de técnicos de instituições ligadas a proteção do ambiente, a central eléctrica vai mesmo ser construida, à escassos metros da Lagoa de Cufada.
Perante esta situação, Antonio Serifo Embaló assegurou que o executivo está a trabalhar no sentido de encontrar uma solução mais viável e estável para o problema.
O Parque da Lagoa de Kufada considerada maior bacia da água doce do país têm uma superfície estimada em 89 mil hectares e foi criado em Dezembro 2000 e é supervisionado pelo Instituto de Biodiversidade e Áreas Protegidas ( IBAP).
0 comentários:
Enviar um comentário