O primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo, criticou esta quarta-feira (31 de Maio) atitude de manifestantes do Movimento de Cidadãos Conscientes e inconformados, que levou ao confronto físico com as forças de segurança.
Umaro Sissoco que falava esta manhã a chegada ao país vindo de Israel após um périplo de alguns dias defendeu por outro lado que ninguém tem o direito de agredir as autoridades.
«Lamento muito a agressão as forças policiais porque sou homem do Estado, ninguém tem o direito de agredir as autoridades, felizmente outros países matam os manifestantes, mas isso não é caso da Guine Bissau. Trouxe comigo de Israel gaz lacrimogénio para ajudar policias a defender-se. Apesar de não ser todos manifestantes, mas quando temos delinquentes que agridem as forças policias, que moral tem para quem disse querer ser amanhã presidente ou primeiro-ministro deste país ao pactuar com a violência contra forças policiais?”
Confrontado sobre a projecção de novas marchas no próximo sábado, Embalo mostrou-se aberto, afirmando que a autoridade policial estará preparada para fazer o seu trabalho.
Embalo avançou sobre a possível cooperação com as autoridades israelitas entre as quais a formação no domínio da agricultura e na área de defesa e segurança
«Solicitei a formação, como sabem, hoje não há geração de engenheiros electrotécnicos, também solicitei uma formação no domínio da agricultura e acho que brevemente uma delegação chefiada pelo ministro da agricultura porque Israel é conhecida na tecnologia no domínio agrícola e ainda formação na área de defesa e segurança, porque precisamos formar as pessoas, quando formamos as pessoas não vai haver as pessoas inocentes, muitas coisas que acontece no país é porque as pessoas são inocentes», concluiu.
Guinendade/RSM
Guinendade/RSM
As bombas dos portugueses,nas palmas, de 100kg até mais de 500kg, canhões de altos calíbres, aviões, barcos de guerras, e com mais 45000 homens sanguinários não impediram a vitoria dos filhos da Guiné-Bissau. Foste Isarael trouxer gáses lagrimagénios porque tu e isarealitas são assassínos do século XXI. Continua com a sua vida perigosa para os guineenses. O poder na Guiné-Bissau se conquista na URNA e não na montagem de um burro qualificado como seu patrão José Mário Vaz.
ResponderEliminarUmaro lava a boca antes de falar!!! Um homem de estado não dá golpe de estado e nem manda massacrar o seu povo... sei onde está os teus filhos e a burra quadrada da tua mulher. Diante qui caminho.
ResponderEliminarOS Israilitas não são assinos! São um exemplo a seguir.
ResponderEliminarAgora si no ca sibi resolvi no problemas ca no culpa ninguin😣
No ca misti bardadi k honestidade só tarpassa k mindjeris bandidas ninguin ca misti sacrifício. É momento e pa no djunta pa participa civicamente na Pui fim a é vida de tarpassa ma nona pera pa MCCI limpa caminho pa paródia de bandidos k bisti Curu de cordeiro. Na é história ninguin e ca inocente.
Ma enquanto povo de Guiné ca dicidi pa bardadi assim k nona fica suma cathu na mon di mininus😣