Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 14 de julho de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:ENTRE 40 MIL EMIGRANTES REGISTADOS NO PAÍS, 35 MIL SÃO CIDADÃOS ORIUNDOS DE PAÍSES DA ÁFRICA OCIDENTAL.

A principal comunidade emigrada na Guiné-Bissau é constituída por indivíduos da Guiné Conacri. A informação consta do estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos que refere que a escolha se deve ao facto do país ser atractivo para o comércio.
media
O estudo das dinâmicas migratórias na Guiné-Bissau refere que dos cerca de 40 mil emigrantes registados no país, 35 mil são cidadãos oriundos de países da África Ocidental.
O estudo foi coordenado por Manuela Mendes, investigadora no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) que se baseou nos dados do recenseamento realizado em 2009.
De acordo com o estudo, 54% dos emigrantes que estão no país são originários da Guiné-Conacri, o Senegal vem logo a seguir com 24%.
"Os principais emigrantes são provenientes da Guiné-Conacri. Segundo o estudo procuram a Guiné-Bissau porque (...) é um país atractivo. Os nativos guineenses não têm a cultura de vender, enquanto para os outros países o comércio é algo de tradição", salientou Manuela Mendes.
A investigadora Manuela Mendes adiantou também que as comunidades emigradas na Guiné-Bissau estão perfeitamente integradas, o que não quer dizer que não existem conflitos com os guineenses.
No entanto, o estudo do INEP não analisou esse aspecto em concreto.
O governo encomendou o estudo para promover a integração dos emigrantes oriundos da África Ocidental no país.



Guinendade/RFI

0 comentários:

Enviar um comentário