Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 7 de junho de 2019

NOTICIAS AO MINUTO:PARTIDOS QUE CONSTITUEM MAIORIA PARLAMENTAR REGRESSAM ÀS RUAS PARA EXIGIR NOMEAÇÃO DE PRIMEIRO-MINISTRO

O vice-presidente do partido Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático na Guiné-Bissau APU-PDGB pediu ao presidente da República que nomeia o novo governo antes do fim do seu mandato a terminar daqui a 16 dias, isto é, dia 23 de junho.
Armando Mango falava na quarta ronda do manifestação pública esta sexta-feira organizada pela juventude dos partidos com acordo de incidência parlamentar.
“ Que o presidente da República não deixe dia 23 (fim di mandato de José Mário Vaz) passar sem nomear o novo governo. Queremos vos garantir que não há dinheiro que nos possa fazer de opinião por isso, pedimos aos nossos militantes a continuarem determinados na nossa luta pela libertação da democracia”, diz o dirigente de APU-PDGB.
A marcha, realizadas pelos partidos que representam a maioria parlamentar na Guiné-Bissau, culminou no largo junto à Câmara Municipal de Bissau, onde os apoiantes gritaram palavras de ordem como "Jomav rua", "abaixo o Jomav".
Por seu lado, o advogado do PAIGC Carlos Pinto Pereira sublinhou que não há razoes jurídicas ou politicas que impeça o presidente da Republica de nomear o governo saído das urnas.
“ As pessoas querem transformar a democracia numa “ manjuandade”. Todos nós assistimos que um grupo de pessoas não queria eleições legislativas no país, entretanto povo mostrou-se determinado para que haja o escrutínio no dia marcado”, lembrou para depois sublinhar que “ não há nenhuma razão, nem jurídica, nem politica que possa impedir o PAIGC de governar como sendo o partido vencedor das legislativas de 10 de março”.
Três meses depois da realização de eleições legislativas na Guiné-Bissau, a 10 de março, o Presidente guineense continua sem nomear o primeiro-ministro e o Governo, alegando que falta resolver o problema da eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular, o que tem levado à realização de vários protestos.

Photo de Fabio Adilson.Photo de Fabio Adilson.Photo de Rádio Sol Mansi.:Photo de Fabio Adilson.

0 comentários:

Enviar um comentário