Os estudantes da escola Normal Superior “Tchico Té” manifestaram esta sexta-feira (14 de Julho) indignado numa vigília com a exoneração do antigo director desta instituição de formação dos professores.
Os alunos estavam todos vestidos de preto e gritavam “ Miguel de volta à direcção da escola”.
O presidente de núcleo de estudantes em protesto Januário Indi, visivelmente nervoso, disse que os mesmos não estão de acordo com as razões que motivaram a exoneração do director em causa.
«Segundo o despacho, a exoneração aconteceu por falta de melhor qualidade de ensino. Então se só isso é a justificativa, não estamos de acordo porque próprio o ministro numa das suas visitas a esta escola, disse que os trabalhos feitos pela direcção de Lizandro, fala por si e não é preciso que alguém me peça a continuidade dele (Lizandro) na escola. Isto é a razão da nossa manifestação», conta Januário Indi.
Entretanto, o director cessante, Lizandro Soares apos o acto de passagem de pasta, pediu a colaboração de todos com a nova direcção para depois agradecer a solidariedade dos estudantes.
«Simplesmente agradeço a solidariedade dos estudantes mas acho que estamos num processo normal porque quando fui nomeado vim substituir alguém e é normal que alguém venha me substituir. Agora o que os alunos estão a fazer, é com eles mas agradeço a solidariedade e peço a colaboração com a nova direcção para o bem da escola».
Por seu lado, o novo director Saído Djalo disse não estar preocupado com a manifestação dos estudantes. “ Não estou minimamente preocupado com estas manifestações porque vai dar-me muita força para fazer melhor daquilo que o director cessante fez. As manifestações são normais para mim porque na Guiné-Bissau, a manifestação é toda a hora não todos os dias”, afirma.
De referir que os estudantes prometeram continuar com as manifestações por um tempo indeterminado.
Guinendade/RSM
0 comentários:
Enviar um comentário