Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sábado, 21 de janeiro de 2017

OPINIÃO FILOMENO DE PINA:DISCURSO INFELIZ DO SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOSÉ MÁRIO VAZ.

Photo de profil de Filomeno Pina
.
Não obstante possível "metaforismo" subjacente aqui, e usado, para distanciar-se dum tempo não muito distante, que se registaram prisões de civis, de políticos, infelizmente também mortes e torturas nas prisões da Guiné-Bissau, V. Excia. em tom ríspido, expressão muito séria, emotivo ou revoltado, disse, na voz que ficou registada aqui, que se pode ouvir, mas, estando sujeito com certeza a várias interpretações!
.
Pois na minha interpretação pessoal, sublinho uma aparente “intenção” do Sr. Presidente, em querer dizer apenas que: - hoje há maior liberdade de expressão, de manifestação politica pelo País inteiro, i. é, sem haver perseguição ou outras formas de repressão - penso (e cada cabeça sua sentença)...
 .
No entanto este conteúdo dito aqui está sujeito a várias interpretações políticas ou manipulações, uma delas, que ressalta logo, é o carácter politico, jurídico e cultural implícita nas suas palavras, sobretudo quando disse: “tenho poder para mandar matar, para mandar prender e etc.”, pergunte-se, que poderes são esses!?, é a primeira dúvida que nos ocorre (por isso, apelido de infeliz, a escolha de palavras que lançam duvidas).
.
Repito, julgo que estaremos apenas perante um decurso “infeliz” do Sr. Presidente, manifestamente pela escolha de palavras, para se expressar, mas, que não revejo no espírito do próprio, tais ameaças e supostamente dirigidas aos rivais políticos, porque hoje, os tempos são outros, Camaradas...
.
Aliás a liberdade de expressão efectivamente conseguida até hoje, é uma luta constante de todos nós, hoje é mais visível do que há bem pouco tempo no País, factos, que são fruto de lutas de muitos homens e mulheres atentos ao País rumo as mudanças no terreno, pretendidas pelo Povo e para o Povo, pois não é património de ninguém em particular ou de grupos!
 .
Até porque uma liberdade não é dada, nunca!, é tomada, conquistada, como faz o oprimido, lutam pela sua liberdade até ao fim, por uma causa justa e positiva!
.
Penso que numa próxima oportunidade em publico - o Sr. Presidente Dr. José Mário Vaz, V. Excia, deveria desfazer este equivoco constrangedor em Democracia - pode afectar sua imagem como político (…)
.
Acredito, que NÃO houve intenção ou ameaça velada, penso (é minha opinião)!
.
Link: http://www.rtp.pt/pl…/p3049/e268975/reporter-africa-1-edicao
.



Djarama. Filomeno Pina/Facebook.

1 comentário:

  1. Filomeno deixa de tapar o sol com a peneira... o Jomav sempre disse em privado que pode mandar matar e ele acha mesmo que tem poderes para tal. Agora não venha aqui a si fazer de mais culto ou sábio nas interpretações das intenções deste maníaco de PR.
    Tenha dor e respeita o povo porque de parvos não temos nada.

    ResponderEliminar