quinta-feira, 7 de setembro de 2017
Home »
» NOTICIAS AO MINUTO: COMERCIO ENTRE CHINA E CPLP CRESCE 37% NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017
NOTICIAS AO MINUTO: COMERCIO ENTRE CHINA E CPLP CRESCE 37% NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017
Bissau, 07 set (Agência Ecofin) - No primeiro semestre de 2017, o comércio entre a República Popular da China e os países de língua oficial portuguesa aumentou 37,58% em relação ao mesmo período do ano passado, para se estabelecer em 57,36 biliões de dólares, indicam cifras oficiais chinesas.
Nos primeiros seis meses deste ano, as exportações chinesas para os oito países de língua portuguesa chegaram a 16,59 biliões dólares (+ 28,2%), enquanto as importações daquela potência asiática foram avaliadas em 40,77 biliões de dólares (+ 41,80%).
A Angola, o segundo maior parceiro comercial com a China depois do Brasil, totalizou 10,74 biliões em exportações, ou seja, um aumento de 66,86%, enquanto as importações são estimadas em 1,06 bilião de dólares, uma progressão de 44,91%.
Com o Moçambique, a China reduziu as exportações para 606 milhões de dólares, uma baixa de 6,5%, enquanto as exportações de Moçambique para a China totalizaram 271 milhões de dólares (+ 31,11%). Por fim, as trocas comerciais da China com Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, permaneceram em 113 milhões de dólares durante o período em análise em revista.
Guinendade/Macauhub
O AUMENTO NO COMÉRCIO ENTRE A CHINA E A CPLP NÃO É NECESSÁRIAMENTE UMA BOA COISA PARA OS PAÍSES DA CPLP, ESPECIALMENTE OS MAIS POBRES COMO A GUINÉ-BISSAU.
ResponderEliminarAQUI ESTAMOS A FALAR DO DÉFICIT COMERCIAL EM DETRIMENTO DOS PAÍSES DA CPLP.
O MAIS IMPORTANTE NO COMÉRCIO É A CRIAÇÃO DE EMPREGO E DA RIQUEZA... CONSEQUENTEMENTE, UM PAÍS POBRE COMO A GUINÉ-BISSAU PRECISA É DO BALANÇO COMERCIAL POSITIVO COM A CHINA E NÃO O INVERSO. PORQUE, O INVERSO (A DÉFICIT COMERCIAL) PARA GUINÉ-BISSAU CRIE MAIS EMPREGO E RIQUEZA NA CHINA DO QUE NA GUINÉ-BISSAU. E DALI, FICAMOS CONTENTE POR QUASE NADA DE ESSENCIAL PARA OS PAÍSES DO CPLP, ESPECIALMENTE OS MAIS POBRES!!!