Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:JOVENS CRIAM LIGA DOS AMIGOS DOS HOSPITAIS DA GUINÉ-BISSAU

Resultado de imagem para hospital simao mendes guine bissau
A organização não-governamental guineense Tchintchor apresentou hoje no Hospital Militar de Bissau o projeto Liga dos Amigos dos Hospitais da Guiné-Bissau, que tem como objetivo apoiar os serviços hospitalares do país.

"É um projeto de apoio aos serviços hospitalares e nesta primeira fase vamos servir refeições durante o período da manhã e da tarde e disponibilizar voluntários para passarem algum tempo com os doentes do Hospital Militar", afirmou à Lusa Saibana Baldé, um jovem que estudou em Lisboa e regressou recentemente à Guiné-Bissau, onde criou a Tchintchor.

O projeto, que numa primeira fase vai decorrer apenas no Hospital Militar de Bissau, é feito em parceria com o grupo de jovens guineenses na diáspora, denominado "Irmandade para o Progresso", que angaria donativos financeiros e materiais para a Tchintchor o executar.

"Os jovens querem contribuir para o desenvolvimento do país e uma oportunidade de agirem através da solidariedade com as pessoas doentes", disse Saibana Baldé.

Segundo o responsável, o projeto foi inspirado em Portugal na sua experiência como voluntário no Hospital do Montijo através da Liga dos Amigos daquela unidade de saúde.

"Achámos que podia ser importante aplicar o mesmo na Guiné-Bissau. Escolhemos este hospital para ver como vai correr, o que depois pode ser melhorado e para expandir para outras regiões", explicou.

Para o jovem guineense, a Guiné-Bissau ainda tem muitas deficiências na disponibilização de serviços de saúde, defendendo que apesar de se terem registado melhorias na assistência em Bissau ainda é preciso dar mais atenção à saúde no interior do país.











Guinendade/LUSA

1 comentário:

  1. OS JOVENS, ESPECIALMENTE NA DIASPORA, DEVIAM TAMBÉM EXIGIR COM TODO RIGOR E DETERMINAÇÃO A EFICÁCIA DOS DITOS GOVERNANTES, DENUNCIANDO ATOS DE CORRUPÇÃO, ATOS DE BANDITISMO, ATOS DE INCOMPETENCIA, ATOS DE IMORALIDADE, ATOS DE NEPOTISMO, ATOS DE ABUSOS DE PODER, ETC ETC ETC

    ResponderEliminar