Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:LÍDER DO PAIGC CONSIDERA "ABSOLUTA ABERRAÇÃO" SUSPENSÃO DA RTP NA GUINÉ-BISSAU

Resultado de imagem para DOMINGOS SIMOES PEREIRA GUINENDADE

O presidente do PAIGC considerou hoje que a suspensão das operações da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) decretada pelo Governo da Guiné-Bissau é "uma absoluta aberração".


"Com certeza que não era preciso ter chegado a este ponto: é uma absoluta aberração. Infelizmente já nos acostumaram a isso", referiu Domingos Simões Pereira, ex-primeiro-ministro e líder do partido mais votado da Guiné-Bissau, mas arredado do poder em 2015.
Aquele responsável falava à Lusa em Maputo, à margem de uma visita a Moçambique.
"Fecharam-se as emissões, agora diz-se que vão abrir, mas sem explicar o que aconteceu. Penso que ninguém tem dúvidas. Os guineenses estão mais que esclarecidos que foi uma tentativa de silenciar vozes discordantes", acrescentou.
"Se temos a rádio e a televisão nacional [da Guiné-Bissau] completamente focados na propaganda política a favor do presidente e seus acólitos, restava a RTP/RDP, portanto, toca a fechá-la, silenciá-la", referiu Domingos Simões Pereira.
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou na segunda-feira, em Bissau, estar para breve a reabertura do sinal da RTP, mas sem prestar mais explicações.
O líder do PAIGC pensa que se deve olhar de forma positiva para estes sinais de abertura, mas considera importante que "o povo guineense exija a prestação de contas" ao Governo sobre o que se passou.
O Governo guineense mandou desligar os emissores da RTP África e RDP África no país e proibiu os jornalistas de enviarem peças desde 01 de julho, alegando questões técnicas, de cooperação e por discordar de conteúdos transmitidos.
Questionado sobre as razões de fundo que levaram à tomada de posição, o ministro da Comunicação Social, Vítor Pereira, acusou na altura os órgãos portugueses de contribuírem para "denegrir a imagem do país".



Guinendade/RTP

1 comentário:

  1. AS MENTIRAS TÊM PERNAS CURTAS, MAS O ESCÂNDALO TEM ASAS!!!

    SEGUNDO O "VINHO TINTO"/O INCOMPETENTE VÍTOR PEREIRA, "a suspensão das atividades não tem qualquer relação com os conteúdos que os três órgãos difundem mas salientou que Bissau considera que é necessário 'revisitar e renegociar' as condições do acordo de cooperação, celebrado há 20 anos". E AGORA?!

    DORAVANTE E DE ACORDO COM O PM MBABBAH "tudo terá que ser numa base clara e de respeito mutuo". AFINAL, ONDE FICAMOS???

    HAVERÁ "ASSINATURA DE UM NOVO ACORDO" OU NÃO?! OU TUDO NÃO PASSAVA DE MENTIRAS OU FALTA DE SABER O QUE ESTAVAM A FAZER!? EIS O RESULTADO, QUANDO UM PAÍS É GOVERNADO POR BANDIDOS E INCOMPETENTES. PASSAM TODO O TEMPO A HUMILHAR O PAÍS E OS CIDADÃOS!!!

    O LINK SOBRE AS DECLARAÇÕES DO "TCHAMIDUR" VÍTOR PEREIRA: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/governo-da-guine-bissau-suspendeu-atividade-da-rtp-rdp-e-agencia-lusa-no-pais_n1011528

    ResponderEliminar