O Comissário Nacional da Polícia da Ordem Pública da Guiné-Bissau (POP), Celso de Carvalho disse hoje numa entrevista a Rádio Sol Mansi que não tem conhecimento da realização da marcha dos estudantes, que deveria acontecer esta manhã (08), e proibida pelas forças de segurança
Interpelado sobre a situação dos manifestantes, Celso de Carvalho disse á RSM que os estudantes não deram conhecimento ao ministério - ao contrário do que foi avançado pelo colectivo estudantil.
Celso de Carvalho disse que o Ministério do Interior não deu ordens aos polícias para espancar os estudantes em manifestação.
Também ouvido pela RSM, o jurista guineense, Jurista Edmar Nhaga, afirma que os sucessivos impedimentos das marchas pelas forças de segurança no país são uma afronta a constituição da república da Guiné-Bissau.
Edmar disse ainda que é lamentável a proibição das manifestações porque a Guiné-Bissau é um estado de direito e é preciso que os governantes respeitem as leis. O jurista lembra que os alunos podem avançar com uma queixa-crime contra Estado da Guine Bissau.
//RSM
Triste e lamentável Estado
ResponderEliminarEm fim...
Quem estaria a pensar em resolver os n problemas da escola se nao fosse o ingnorante jomav que deu golpe de estado ao governo do DSP? Foi a caminho que escolhemos. Jomav=diabo.
ResponderEliminarA culpa é do vosso partido que escolheu Jomav. Agora querem lavar as mãos!
Eliminarresponsável pa tudu ké ku na passa ne terra i paigc
tudu bias antes de eleições paigc ta engana povo guinienses, dispus di eleição é ta pega guerra pa dinheru!!
paigc ka tene projeto pa guiné. ki terra ranka tudu i montagen pa engana povo!
Celsio o teu dia vai chegar... Quando e que e preciso dar-te uma satisfacao com seus caes a marcha? Viva para diante ao servico do teu jomav.
ResponderEliminarA culpa é do vosso partido que escolheu Jomav. Agora querem lavar as mãos!
ResponderEliminarresponsável pa tudu ké ku na passa ne terra i paigc
tudu bias antes de eleições paigc ta engana povo guinienses, dispus di eleição é ta pega guerra pa dinheru!!
paigc ka tene projeto pa guiné. ki terra ranka tudu i montagen pa engana povo!
Sou Justino Caroné Gomes, cidadão guineense preocupado com o nível de polarização da nossa sociedade. O extrenmismo é a regra ou a norma que a caracteriza. Será que isso é bom para nós e para país? Claro que não. Guineneenses, temos todas condições de copiar aquilo que é bom na base da ciência sem grandes esforços de inventar, mas optamos pela mediocricidade, portanto temos que assumir os resultados. Optar pelos insultos não é solução de saída. Deixemos de insultar os nossos lideres e governantes! Pois cada um de nós é pretedente. E caso chegar a nossa vez? Pelo que me foi dado a assistir, tendo em conta a minha idade, nunca ouvi este senhor a ofender os seus superiores ou os seus subordinados. Mas o porquué deste ódio todo? Assim não conseguiremos ajudar a nossa guiné. Muitos governos foram demitidos neste país desde as primeiras eleições de 1994. A constituição é a mesma, mas tudo foi considerado de noral e constitucional. Só com o governo do Sr. DOMINGOS que a constituição deve ter outra interpretação em termos de exoneração. Estudem a nossa contituição relativamente aos poderes do presidente da república! Não devemos ser instrumentalizados cegamente, mas devemos ser instrumentos ao serviço da nação e não de grupos de interesses. Por isso, exijo para que cada guineense faça tudo o que estiver ao seu alcance para respeitar as suas lideranças, sobretudo as do país. Agora o Sr. Domingos, líder do PAIGC não responde aos convites da S.Ex. Presidente da República. Pelos vistos, ele é um dos pretendentes deste lugar. Se o Sr. Criador lhe conceder como concedeu o Dr. José Mário Vaz, ele aceitará ser marginalizado pelo Primeiro Ministro como pretendeu marginalizar o actual Presidente, à luz do actual figurino constitucional? A constuição que temos em vigor foì aprovada pelo PAIGC e tem sido foco de instabilidade e da coabitação entre os dois poderes executivos, o que a meu ver é evitável, se consierarmos que o Presidente da república tem poderes cuja limitação depende da vontade das pessoas e, em ultima instância, a dele. Sejamos moderados e desprezar a valência dos outros é cavar a sua própria sepultura, poi o OUTRO é aquele que suporta os nossos interesses e nos faz prosperar. RESPEITEMIS AS NOSSAS LIDERANÇAS! BEM HAJAM, VOLTAREI!
ResponderEliminarParte 1/2: “post” de A. Keita
EliminarNão costumo reagir desta forma aos “post’s” deste espaço e outros, mas a este gostaria de expor o seguinte.
Saúdo esta aqui declarada posição de Ilustre Sr. Justino Caroné Gomes, de não se insultar nestes debates. Que se opte de uma vez por todas, sempre, pelos debates democráticos sérios. Mesmo se contraditórios, mas manter sempre o carater sério. Onde cada participante vai apresentando elementos concretos da sua argumentação; elementos relacionados a um ou outro assunto ou a um dos seus aspetos. Sem nenhuns insultos (koba mal), mexericos (rui), calúnias (raini), difamações (konta mintida [munturussa] na kabessa [kosta] di utru), troças (trossa) ou simples desabafos (disbafa). Quando tudo isso se faz sem contribuições esclarecedoras nenhumas do assunto ou aspeto do assunto debatido e consequentemente, sem propostas de soluções nenhumas. Essa posição de Ilustre Sr. Justino de evitar tudo isso, está muito bom. Aí, coincidimos a 100%.
Agora a par disso, acho que esta outra sua posição, defendida, sobre as muitas demissões de Governos na Guiné-Bissau desde 1994, não é sustentável pelos factos nenhuns observados e/ou observáveis no terreno das práticas políticas bissau-guineenses deste período. Começando na V Legislatura pela demissão na altura do Governo do PAIGC então dirigido pelo Comandante Sr. Manuel Saturnino Costa, até ao último, de Iniciativa Presidencial, do nosso atual S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV, dirigido pelo Sr. General Úmaro El Mouktar Sissoco. A sua posição não se baseia em factos nenhuns e, normas legais decorrentes da nossa Constituição e consagradas em várias outras Leis nossas.
Pois vejamos. Por exemplo no meu caso, defendo a tese, segundo à qual, todas as demissões deste referido período não deveram a um problema constitucional nenhuma. Mas sim, ao entendimento falso do que é a política (a “arte” da trapaçaria no jogo de interesses dos atores nele implicados), à conduta moral, à atitude e ao comportamento políticos decorrentes de um tal entendimento falso, de muitos dos nossos políticos (nem todos), titulares dos cargos públicos e/ou pretendentes a cargos públicos (políticos e burocratas), diante das Leis da República.
Um exemplo significativo e emblemático concreto é este seguinte. Um dos atos políticos constituindo dados observáveis para todos os cientistas políticos e outros, a saber: este do nosso S. Exa. So Presi, Dr. JOMAV de ter teimado criar e implementar, 4 vezes e em vão, no decorrer desta presente IX Legislatura, e sabe-se, NA SITUAÇÃO DE UMA MAIORIA ABSOLUTA SAÍDA DAS URNAS, instalada plena e integralmente no parlamento (ANP), o seu projeto de GOVERNOS DE INICIATIVA PRESIDENCIAL. 4 Vezes! E apenas travado pelas sanções que lhe foram impostas pela CEDEAO, rendidas públicas no passado dia 04 de Fevereiro de 2018. E em todas as 4 vezes, apoiado e sustentado pelo PRS.
O Dr. Kumba em três anos, teve 5 Primeiros-Ministros (Caetano N’Tchama 2X; Faustino N’Bali, Alamara N’Tchia Nhasse; Mário dos Reis Pires), destes cinco, 4 foram de Iniciativa Presidencial. Este nosso de agora, seguindo os seus rastos, já teve 7 e seus tantos quantos de Iniciativa Presidencial. (Continuação na parte 2/2: “post” de A. Keita).
Parte 2/2
Eliminar(continuação da parte 1/2: post de A. Keita)
Tudo isso para dizer rapidamente e com efeito, que apenas o exemplo deste cá evocado caso deste género de atos políticos demonstram para todas e todos que querem ver e interpretar corretamente a realidade dos factos, de que, em toda a verdade, em relação à matéria de demissão dos governos registadas nos últimos 24 anos na Guiné-Bissau, o problema nunca estivera e não está nada na Constituição. Nada disso! Mas sim, no entendimento falso do que é a política, na conduta moral, na atitude e no comportamento políticos dos titulares dos cargos públicos e/ou pretendentes a cargos políticos (políticos e burocratas), diante das Leis da República.
E esses titulares nesta presente IX Legislatura, têm nomes. (1) o nosso atual So Presi, Dr. JOMAV; (2) os atuais membros da Direção Superior do PRS; (3) os 15 Deputados desviantes e expulsos do PAIGC, fundadores agora e mais outra malta, do Partido chamado MADEM G-15, e um outro chamado FREPASNA; (4) os membros da Direção Superior do PND e seu 1 Deputado na ANP; (5) o ex-Deputado do PCD, Nado Mandinga; (6) os 8 dos 11 Magistrados tendo ajudado a adotar (votado positivamente) a decisão do Acórdão N° 4/2016 de 14 de Julho de 2016; (7) os ex-dirigentes do PAIGC, Botche Candé, Malal Sané, Marciano Silva Barbeiro, Artur Silva e mais outra malta desviante e oportunista de gente da nossa elite governante.
Eis a verdade, constatação! Acrescentando ainda, para se chamar atenção ao Ilustre Sr. Justino Caroné Gomes, autor deste “post” cá comentado: QUANDO NÃO SE CONSEGUE, POR UMA ANÁLISE CORRETA, IDENTIFICAR, COM DEVIDA PRECISÃO, LÁ, ONDE SE SITUA UM PROBLEMA, IR-SE-Á SEMPRE FALHAR AS BOAS SOLUÇÕES PARA A SUA RESOLUÇÃO EFICAZ, DURADOURA E SENÃO MESMO, DEFINITIVA. Talvez seja isso também um dos problemas sérios nossos.
Obrigado.
Pela honestidade intelectual, infalível...
Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita
Que eu saiba o Jomav bateu o Record e o PRS que suposamente é partido que promove a Paz e Estabilidade fez -se de cego assegurando assim o pão de cada dia! Falando da nossa Constituição o meu amigo não acha que já é tempo de emendar a mesmo sendo ela aprovada pelos Libertadores há 14 anos atrás?
ResponderEliminarO DSP não tem que responder à nenhum convite dum Presidente que não coabita consigo mesmo que fará com o Presidente do partido que foi o justo vencedor das últimas eleições legislativas! Se existe uma lei que diz o contrário que a esclareça se faz favor!
Cumprimentos!
There we go..the interior minister got fired!
ResponderEliminarO ministro de Interior foi exonerado! Essa merda tem mais ramificações que teem que ser investigadas na sua íntegra e punir os envolvidos como mandam a lei.
ResponderEliminarJustino carone se o Mário Vaz está acima da lei e tu queres que agente lhe respeita. Respeita este povo carone 4 anos de governação 7 primeiros ministros um país pobre com record mundial de nomeações dos p. Ministros. Tás doente ou K
ResponderEliminar“ESTUDEM A NOSSA CONSTITUIÇÃO RELATIVAMENTE AOS
ResponderEliminarPODERES DO PR.DA REPÚBLICA “ !! ? Oh se a nossa Constituição da’ esses poderes ao PR quer dizer que exonerar
40 Governos que o Partido vencedor lhe enviou e’ NORMAL ? Justino, o Jomav tem que saber acatar as Leis Democráticas ,pondo o Estado e o bem estar do nosso Povo em primeiro lugar e, abandonar o Regime Ditatorial que ele implantou na nossa terra.