O Presidente da República Guiné-Bissau, José Mario Vaz convocou de novo, os Partidos Políticos, o Governo e a Sociedade Civil para uma reunião a ter lugar amanhã segunda-feira, dia 5 de Novembro, anúnciaram fontes partidárias.
Deste segundo encontro a menos de uma semana, espera-se a decisão final, sobre a marcação da nova data das eleições legislativas na Guiné-Bissau.
José Mário Vaz tem em mãos cenários de dezembro e janeiro, mas afirmou na semana passada que pretende que as eleições tenham lugar ainda este ano 2018.
Mas, os partidos sem assentos parlamentares, apoiados pelo PRS, Movimentos Botche Candé e incluindo o próprio Movimento Jomav Presidente defendem o adiamento das eleições, justificando as suas teses com o atraso verificado no processo do recenseamento eleitoral.
Por outro lado entre os 5 partidos com assentos parlamentares, quatro deles querem que as eleições sejam realizadas ainda neste ano.
Também a comunudade internacional, precisamente CEDEAO, União Africana, ONU e UE exortam os politicos guineenses para buscarem consenços para que eleições sejam organizadas neste ano 2018.
Fontes garantem que a Conferencia dos Chefes de Estado da Cedeao aguarda a decisão do Presidente guineense sobre a nova data.
Na última reunião na mantida com o Presidente da Republica, José Mario Vaz no palácio, o lider do partido PDD, Policiano Gomes, levantou suspeitas em relação a algumas formações políticas que pretendem derrubar o governo e provocar adiamento desnecessário das eleições para o próximo ano.
//Aliu Candé-RDN
O presidente jomav mostra sempre ser um burro qualificado que nao deseja ver o desenvolvimento da Guine-Bissau porque pai era da FLING.
ResponderEliminar