Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:HELDER VAZ NEGA ACUSAÇÕES DO LÍDER DE PAIGC SOBRE FONFISCAÇÃO DOS KITS ELEITORAIS PARA ATRAZAR O RECENSEAMENTO


Photo de Bissau On-line.
O ambaixador da Guiné-Bissau em Portugal, Helder Vaz desmente acusações proferidas pelo lider do Partido PAIGC, Domingos Simões Perreira, que falou numa entrevista a RFI que, os embaixadores da Guiné-Bissau em Portugal e França teriam confiscado os kits eleitorais, impedindo os agentes recenseadores de fazerem o registo dos eleitores, afim de atrazar o processo de recenseamento eleitoral.
O diplomata Helder Vaz defende ter agido de acordo com a lei e afirma que as acusações de Domingos Simões Pereira, de que teria bloqueado a realização do recenseamento em Portugal, não correspondem à verdade.
"É pura e simplesmente mentira, porque quando se recebe a credencial no dia 12, no dia 13 reúne-se os partidos para cumprir o que está na lei. A não ser que a pessoa que diz isso desconheça completamente o que diz a lei e pretenda fazer à sua maneira e com a sua lei. Mas isso, não me compete chegar aí", nega o embaixador
Embaixador guineense em Portugal, diz que o recenseamento decorre dentro da normalidade, embora reconheça não ser este o recenseamento desejado, por considerar que há vários fatores em jogo: "Nós estamos a fazer a parte que nos cabe e pensamos que estamos a fazer bem. Agora, o recenseamento não depende só da ação da Embaixada. Depende doutros fatores."
Dos seis kits solicitados ao Governo, através do Ministério da Administração Territorial, a embaixada diz que recebeu apenas um equipamento, no início do mês de agosto, "muito mais lento do que os de 2014", para um horizonte de cerca de 15 mil potenciais eleitores, de acordo com a previsão dos partidos políticos.
"No dia 12 de outubro recebemos a credencial dos técnicos do GETAP, que vieram fazer o recenseamento. Chegaram na madrugada do dia 10 mas só no dia 12 é que nos entregaram a credencial. No dia 13, realizamos uma reunião convocada no mesmo dia 12 com os partidos políticos conforme prevê a lei para que os partidos possam ser ouvidos quanto aos nomes dos cinco membros da comissão de recenseamento. No dia 14 essa comissão de recenseamento começou a funcionar, organizando e fazendo a divulgação prévia do mapa de recenseamento e no dia 15 iniciaram as operações de recenseamento", relata Vaz.
Helder Vaz lembra que a principal dificuldade da embaixada é fazer o recenseamento sem recursos, com apenas um kit e sem orçamento. A equipa de Lisboa espera que haja um reforço de orçamento e dos kits prometidos pelo Governo.


//DW Português

4 comentários:

  1. lingua afiada helder vaz, desacreditei neste homen desde o dia que ele foi au debate com os painelistas Umabano,joaquim balde e o vamain, ele estava exibir papeis falsas que comprova corrupção do Eng DSP, na quele dia era muito triste ver a tamanha palhaçaria deste homen.

    ResponderEliminar
  2. Esse homem tem duas caras e 45 personalidades ! Não presta para nada! Atua consoante a maré ..( careteristicas de um oportunista)! Vem aí as legislativas/ presidenciais.!!!!.Nhu Hélder o meu direto para ti: vai mudar de cor?

    ResponderEliminar
  3. You better keep your tails between your legs buddy cuz ain't good at all..Punk!

    ResponderEliminar
  4. O grande mentiroso e DSP ele Ñ presta nada ele é falso politico alias tds menbros dos PAIGC sãos falsos politicos

    ResponderEliminar