Dia 10 de março é já no próximo Domingo. É o dia de todas as decisões para os guineenses. A Guiné-Bissau entrou na derradeira semana, que já nesta terça-feira marca também o final da festa de Carnaval.
Chegou a hora de devolver a palavra ao povo para eleger os 102 deputados, na sexta eleição legislativa na Guiné-Bissau, a ser disputada por 21 formações políticas. A campanha eleitoral (outro Carnaval) que termina na próxima sexta-feira entra na sua derradeira fase final de caça ao voto nos 29 círculos eleitorais.
Para inteirar-se se realmente tudo está conforme, o presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou, veio a Bissau ouvir diretamente das autoridades políticas o ponto da situação.
Enquanto isso, os partidos reforçam meios logísticos e intensificam ações de sensibilização na capital, após uma ronda pelo interior do país. Estão previstos vários comícios e atos partidários em cada esquina de Bissau. Contudo, nota-se que a maior capacidade de mobilização e da logística, pertence aos partidos cujos dirigentes já estiveram no Poder.
À boca da urna, o ministério do Interior apela ao civismo e ao escrupuloso cumprimento da lei, entre os partidos concorrentes, para evitar confrontações nesta fase final.
Dos 21 partidos, não chegam a 9 os que conseguiram realizar comícios populares. Os restantes, sem meios, optaram pela campanha porta a porta, com reuniões de sensibilização junto do eleitor. De acordo com os dados dos cadernos eleitorais definitivos que o Governo entregou à CNE foram recenseados 761.676 eleitores, que poderão votar nas legislativas de 10 de março.
Braima Darame
0 comentários:
Enviar um comentário