Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

OPINIÃO: HOJE BACIRO DJA FALA EM BOM SENSO MAS HÁ MESES ARROMBOU A PORTA DA ASSEMBELEIA NACIONAL POPULAR PARA ENTRAR


Baciro Dja hoje tem a pouca vergonha de reprimir aquilo que ele mesmo fez há meses atrás contra os deputados do PAIGC. É isto que falta aos políticos guineenses-pouca vergonha. Nenhum deles tem vergonha na cara. Ké antes i sta ba na pó gossi i sta dja na pekadur? Quando dormiram na ANP não te lembraste de bom senso? Guineenses de facto I burro. I prova di bo burrice I JOMAV ku bo pui diante. Ami nunca mas inkana riba Guiné. Insta dritu na Europa I nha fidjus tudo sta bem. Kussa di Guiné som dur di cabeça.













Mário V.

2 comentários:

  1. A. Keita

    Eu tenho que repetir-me neste assunto. No que disse num outro post há dias em relação ao posicionamento do Ministro dos Negócios Estrangeiros deste Governo neste mesmo tema.

    S. Exa. Sr. PM Baciro Djá, agora está aí o vosso problema. O problema do seu Governo. Então, onde está a vossa “nova maioria” na ANP? Veja bem agora, aquilo que se costuma dizer no nosso bom kriol: “KOBA DI DJANFA SI BU NA KOBAL, KOBAL LARGU”!

    Pois, com efeito, sabe-se. A “MAIORIA ABSOLUTA” saída das urnas, constituída no início de e em cada legislatura não se limita, em todos os Parlamentos do mundo (ANP incluída), apenas a nível dos seus órgãos de plenária. É o vosso problema (incluindo o do PR). É toda a dificuldade do momento relativo ao não agendamento até então do (vosso?) Programa. Porque, a vossa dissidência só conseguiu criar (arranjar), a vossa “nova maioria”, apenas no nível do plenário da ANP. Não tendo conseguido provavelmente modificar as “MAIORIAS ABSOLUTAS ORIGINÁRIAS” (segundo o novo jargão operado no Acórdão N.° 4/2026) em todos outros órgãos constitutivos da Estrutura Orgânica e do Funcionamento desta instituição. Muito fundamentais para o funcionamento desta, em como um todo, democraticamente e na lei.

    Você que foi Deputado a bem pouco tempo sabe e conhece. Quem está na oposição ou foi relegado para a oposição, pode evidentemente engajar sérias ações de oposição democrática legítimas no exercício democrático a partir e nestes órgãos. Isto é assim em todos os países do mundo. Por isso, não se brinca com a MIORIA ABSOLUTA, saída das urnas, instalada num Parlamento. Pois, se se é “ginastiqueiro” criador (arranjador) de “novas maiorias”, então terá que ter muito “jeito” para criar muitas MAIORIAS ABSOLUTAS em muitos órgãos.

    E só para info à/ao leitora/leitor destas linhas. Estes órgãos são, no caso da nossa ANP (de baixo para topo, sem respeito da hierarquia em relação às regras procedimentais para o caso por exemplo, do agendamento ou tratamento de diversos assuntos): (1) Bancadas Parlamentares; (2) Líderes e Conferencias de Líderes das Bancadas Parlamentares; (3) Duas (ou mais) Comissões Especializadas da ANP (para assuntos económicos… e para assuntos jurídicos…); (4) Comissão da Ética da ANP; (5) Conselho de Administração da ANP; (6) Mesa da ANP; (7) Comissão Permanente da ANP, e; (8) Presidente da ANP (sem contar e mencionar os conselheiros).

    Vá então! Façam também dissidências em todos estes outros níveis. Brincadeira! Meteram, com a vossa dissidência, por interesses meramente mesquinhos, o país todo um ano inteiro e pico (hoje é 17.08.2016) na lengalenga. Para na-a-da! E, agora você vem com essas conversas. Pensando que está a fazer a grande política de “super-sabichão”. Nada! Só trapaça! E um país (é como uma morança) não se governa na trapaça. Porque a trapaça só confusão, desonra e desgraça cria. Mais cedo ou mais tarde. Que todos saibam isto.

    Obrigado.
    Boa sorte So Prmiê (koba di djanfa si bu na kobal, kobal laaargu, garaaandi!).
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  2. Errata.
    Ler no 3° parágrafo, em vez de "[...] operado no Acórdão N.° 4/2026", [...] operado no Acórdão N.° 2/2016. Obrigado.
    A. Keita

    ResponderEliminar