Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

WATCHÁ KATCHÉU:JOMAV AFINA LISTA DOS NOMES PARA O CARGO DO PRIMEIRO MINISTRO

Resultado de imagem para escrever
Depois varios encontros nas Nações-Unidas, JOMAV chegou a conclusão que é preciso um Economista para chefiar o Governo de Inclusão.

Assim sendo, os nomes do Braima Camara, Umaro Cissokho foram excluidos da lista.

E Marciano Barbeiro, Chefe da Casa Civil que foi encaregue para informar Braima Camara da decisão do JOMAV. Informado, Braima Camara disse que de qualquer maneira ele sera candidato nas proximas eleições presidências.

A respeito do General Cissokho, o argumento do JOMAV foi que seria um pessimo sinal a dar aos militares se quisermos que a classe castrense não interfir nos assuntos politicos. A mensagem vale tambem para o Tenente Coronel Sangi Fati, atual Ministro de Educação Nacional.

Nesta perspectiva, na lista das pessoas que poderão chefiar o Governo, encontrão os seguintes nomes :
Carlos Pinto Lopes, actual Secretario Executivo da Comissão Economica para Africa das Nações-Unidas ;
Filomeno Lobo de Pina, Vice Diretor do BCAO e antigo Ministro da Presidência do Conselho de Ministro ;
João Aladje Mamadu Fadia, atual Diretor Executivo do BCAO, candidatura apoiada pelo atual Representante da CEDEAO em Bissau, Blaise Diplo assim como o Presidente da Comissão da CEDEAO, Marcel Alain de Souza, ambos antigos quadros do BCAO. Este cenario pode por em causa a parcialidade da CEDEAO no processo. Outro aspeto é que o nome do Fadia podera ser vetado no PAIGC por causa do litigio com o Deputado Gabriel Só que esta na origem da cadeia do Deputado.

Na lista foi acrescentado o nome de Isaac Monteiro, antigo Ministro dos Negocios Estrangeiros e atual Representante da Organização das Nações-Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO no Togo. Esta opção seria uma maneira de implementar e agilisar o projeto presidêncial « Mon na Lama ».

0 comentários:

Enviar um comentário