Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 7 de junho de 2019

NOTICIAS AO MINUTO: IMPASSE SOBRE MESA DA ASSEMBLEIA NÃO DEVE ATRASAR NOMEAÇÃO DE GOVERNO GUINEENSE PELO PR - UE

A União Europeia defende a nomeação do novo Governo e a marcação da data para a realização das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, afirma Federica Mogherini.    
Frankreich Vorstellung des Konzeptspapiers für Beziehungen zwischen EU/Lateinamerika
A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, defendeu hoje que o problema da eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular na Guiné-Bissau "não deve atrasar a nomeação de um novo primeiro-ministro" pelo Presidente.
"De acordo com a Constituição, é prerrogativa do Presidente indicar, em tempo útil, um novo primeiro-ministro em conformidade com os resultados eleitorais. Qualquer questão com a eleição da mesa da Assembleia Nacional não deve atrasar a nomeação de um novo primeiro-ministro", lê-se num comunicado emitido pelo gabinete de imprensa da alta representante da União para a Política Externa, Federica Mogherini.
A responsável pela diplomacia da UE refere que, quase três meses após as eleições que deram a vitória ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), liderado por Domingos Simões Pereira, "a situação económica é crítica e as tensões aumentam enquanto não há um Governo instituído".
Mogherini sublinha também que o final do mandato do Presidente guineense, José Mário Vaz, "se aproxima do fim" e que, "de acordo com a lei eleitoral, uma data deve ser marcada para eleições presidenciais entre 23 de outubro e 25 de novembro".
No comunicado, a representante referiu a vontade da UE em "continuar a colaborar construtivamente com as autoridades da Guiné-Bissau, em cooperação próxima com o P5 [União Africana, União Europeia, Nações Unidas, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)], em particular com a CEDEAO.
A União Europeia é o maior parceiro multilateral da Guiné-Bissau e financia a presença da Ecomib (força de interposição da CEDEAO na Guiné-Bissau) no país.


DW

16 comentários:

  1. Bo manda so bo barcos pa ba pisca bo dissa djentes ,pois,na bo paises nenhum governo cata formado antes de formacon de assembleia ou parlamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bu muntros ena djudau buna muntrussia fitcha boka home...aáaaahhhhhh

      Eliminar
    2. Estas nos Estados Unidos da América e não aprendes nada, ou não se informa ou es um ignorante de primeira. Vê no parlamento da Alemanha depois opinas, se for para pescar nas nossas águas, não seria melhor sem um governo? E com o governo, seria mais difícil pescar sem serem controlados? Estás a desmascarar, para tu e os teus ladrões é melhor sem um governo para assim continuarem a assinar os contratos de pescas e demais contratos as escondidas.

      Eliminar
    3. Estas nos Estados Unidos da América e não aprendes nada, ou não se informa ou es um ignorante de primeira. Vê no parlamento da Alemanha depois opinas, se for para pescar nas nossas águas, não seria melhor sem um governo? E com o governo, seria mais difícil pescar sem serem controlados? Estás a desmascarar, para tu e os teus ladrões é melhor sem um governo para assim continuarem a assinar os contratos de pescas e demais contratos as escondidas.

      Eliminar
  2. Samba Dju, não existe nenhum problema na mesa da assembleia. Se o MADEM-G15 não quiser preenchimento do lugar por outro candidato, o problema é dele. A ANP vai funcionar sem qualquer impedimento legal. Em democracia é a maioria que manda. Ou vai ou racha.

    ResponderEliminar
  3. PAPA ONIMOTO, DEIXA O SAMBA DJU, ESTE É TÃO IGNORANTE E BURRO QUE NÃO ENTENDE NADA DE NADA... A PARTIR DE TERÇA FEIRA O PARLAMENTO VAI FUNCIONAR NORMALMENTE.
    CAMBADAS DE BANDIDOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo ,anp na ba funciona suma na tempo de partido unico pabia oposicon ca pui pe la .

      Eliminar
    2. PRIMO PARSIM KUMA BU PIRCISA DI SINADU ALEMÃ PABU INTINDI KE KI PARLAMENTU LI NA ALEMANHA.
      IGNORÂNCIA I PIOR NA UM PECADUR, ABO NA EROPA BU OTARIO SIM PORA????!!!!!

      Eliminar
    3. Ivan, gajo kuma na América ki sta, mas npensa ni noticiário y ka ta djubi na televisão, nsta seguro de kuma único livro ki y lei y playboy, pecadur tão ignorante suma samba dju ka tem.

      Eliminar
  4. Samba dju Ten dja dur di bu cabeça bu para papia saclata!

    ResponderEliminar
  5. Jomav não tem vergonha ele é um burrrrrrrrrro

    ResponderEliminar
  6. Jomav é muito burro ele não tem vergonha

    ResponderEliminar