Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quarta-feira, 5 de junho de 2019

NOTICIAS AO MINUTO:PR DA GUINÉ-BISSAU PEDE UNIDADE E LEMBRA QUE TODOS SÃO FILHOS DA MESMA TERRA

Photo de Braima Darame.Photo de Braima Darame.
O Presidente guineense, José Mário Vaz, apelou hoje à unidade do país, salientando que todos são filhos da mesma terra e que se devem juntar para levar a Guiné-Bissau para a frente.
"Devemos de unir-nos. Um vem de Calequisse, outro vem de Binar, outro vem de Farim, outro vem de Geba, outro vem de Nhacra. Nós todos viemos de lugares diferentes, mas tem uma coisa que nos une, nós somos filhos da Guiné-Bissau e foi a nós que as pessoas puseram à frente para levar esta terra para diante", afirmou José Mário Vaz.
O chefe de Estado referia-se aos lugares onde o próprio nasceu (Calequisse) e aos locais onde nasceram o presidente do parlamento guineense, Cipriano Cassamá (Binar), o presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira (Farim), do coordenador nacional do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Braima Camará (Geba) e do presidente do Partido de Renovação Social (PRS), Alberto Nambeia (Nhacra).
O Presidente guineense falava durante uma cerimónia na Presidência da República, a que chamou "Palácio do Povo", para receber cumprimentos da comunidade muçulmana por ocasião do final do Ramadão.
"Peço que esta reza que fizeram durante o período de jejum resfrie o coração das pessoas e peço a todos os que estão em redor das pessoas que referi, sobretudo, aos que têm mais influência para falarem com eles para fazermos tudo para sermos um só, porque só assim que conseguiremos levar o país para a frente", salientou.
José Mário Vaz sublinhou também que "não é bom" que os filhos da Guiné-Bissau atirem pedras uns aos outros, troquem insultos e falem mal do país.
"Como é que as pessoas olham para nós? Como é que nos podem respeitar?", questionou o Presidente, pedindo para que se esqueça o passado e lembrando que "não há que não se resolva depois de uma boa conversa".
"Este nosso problema de nos insultarmos uns aos outros, faz com que outros se aproveitem para nos insultar e nós não nos imiscuímos nos problemas de ninguém, porque está terra foi conquista com sangue, suor e lágrimas e não deve existir ninguém que venha criar problemas entre nós. Nós somos os únicos filhos da Guiné-Bissau e não devemos deixar", disse o chefe de Estado.
Quase três meses depois das eleições legislativas, a 10 de março, o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau ainda não foi indigitado pelo Presidente guineense e o novo Governo também não tomou posse devido a um novo impasse político, que teve início com a eleição dos membros da Assembleia Nacional Popular.
Depois de Cipriano Cassamá, do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), ter sido reconduzido no cargo de presidente do parlamento, e Nuno Nabian, da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), ter sido eleito primeiro vice-presidente, a maior parte dos deputados guineenses votou contra o nome do coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Braima Camará, para segundo vice-presidente do parlamento.
O Madem-G15 recusou avançar com outro nome para cargo e apresentou uma providência cautelar para anular a votação, mas que foi recusada pelo Supremo Tribunal de Justiça.
Por outro lado, o Partido de Renovação Social (PRS) reclama para si a indicação do nome do primeiro secretário da mesa da assembleia.
O parlamento da Guiné-Bissau está dividido em dois grandes blocos, um, que inclui o PAIGC (partido mais votado nas legislativas, mas sem maioria), a APU-PDGB, a União para a Mudança e o Partido da Nova Democracia, com 54 deputados, e outro, que juntou o Madem-G15 (segundo partido mais votado) e o PRS, com 48.
O Presidente guineense, que termina o mandato a 23 de junho, tem afirmado que só nomeia o futuro primeiro-ministro, depois de haver um entendimento para a eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular.


Lusa

21 comentários:

  1. Pabia de es cu manda bu autoriza autoriza 940 milhões pa bari padja?
    Nfia nha parentes gora, e ta fefiu bem e caba e seca na sol, bom casseke ta mas bo tene rispitu. Ampus.....

    ResponderEliminar
  2. JOMAV VAI PARA O INFERNO COM TODOS OS SEUS SUFAS... BANDIDO DE MEIA TIGELA.
    E DI PUS, BRAIMA I KA DI GÊBA, ÉL I DI ARREDEDOR DE GÊBA.

    ResponderEliminar
  3. Kkkkkkkk nka pudy Rýyyýyy, Braima Camara y 1000000000000000000% de Geba, k sy abo bu mora na Bairro de Ajuda, y porque abo y k de Bissau Nė Hyýyyyy Huuuuu kkkkkkkk

    ResponderEliminar
  4. BAI BURRO SUMA BU DEUS BRAIMA CAMARA. KE SI BU MORA NA FARATO ABÓ I DI GÊBA? TABANCA DE BRAIMA I TA TCHOMADO GAM DEMBA.
    BURRO DE MERDA, TABANCA DI GAM DEMBA PERTENCE SECÇÃO DE GÊBA MAS I KA GÊBA, PATETA DE MERDA.

    ResponderEliminar
  5. Coco di bu pape bo jomau burro mau fio jentiu

    ResponderEliminar
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nka pudi ri boooooooo

    ResponderEliminar
  7. Nada de insultos, por favor. Apresentam ideias com argumentos ,para debates sinceros.

    ResponderEliminar
  8. Guineense nunka ka misti obi bardadi tudo hora do koba mal i bom pa kada kim konta si ideas no misti o näo ki terra dana.

    ResponderEliminar
  9. O Jomav realmente tem uma capacidade impressionante de falar o contrário das suas reais intenções/ações. Facilidade de transformar o dito por não dito ele tem e sobra. De um Presidente é que ele não tem nada. Ele não tem culpa disto, a culpa é de nós que o escolhemos para a função que ele não está talhado. Enquanto o Jomav estiver na presidência os guineenses não se vão reencontrar. Ele vai continuar a investir todas as suas energias para dividir os guineenses. Notem só: o Jomav pede as pessoas influentes para falarem com os politicos provenientes de Binar, Farim, Geba, Nhacra para esquecerem o passado, para se unirem. Mais uma vez o Jomav isenta a sua pessoa de qualquer responsabilidade pela atual crise e coloca, como sempre, a responsabilidade sob os ombros dos outros. O coitadinho e santo Jomav é inocente. O pior de tudo isto é que o Jomav sabe que já não consegue enganar ninguém que é sério e honesto, mas mesmo assim continua a utilizar a mesma arma - mentir descaradamente para enganar os inocentes (desculpem o termo). Isto mete nojo. Criou problemas nunca vistos na nossa guineensidade e agora finge que ele não tem nada a ver com os desentendimentos por ele criados. Credo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo aquilo que o Bardadi Nanque disse. Este presidente diz tudo a contrario do que pensa fazer na prática. Ele está amaldiçoado! Deus nos livre do que estará por detras dessas manobras.

      Eliminar
  10. Contra bu na dividi Guineenses cu bu muntrundade na 2014 bu ca pensa ba na es? Bu lambu assunto de Estado bu fasil temas de comício de sacalata cuma presidência aberta. Abo propi cu cunsa bindi imagem de Guiné-Bissau pa estrangeiros. Bu tissi RTS pa bim fasi ke? Bu ca pudi mindjoria banam TGB ki de tudo Guineenses?
    Ncuda bu odja Helbeshir de Sudão cuma ki caba, bu na sedo pior de ki kila. Bu ta fala bu na pidi Deus... Catchur dudu td semana bu ta fica bu na darma na ki bu Iram parvo de Caliquice, djintis dixau bu pensa cuma ki iram burro suma bo i pidi mara td Guineenses? I tem ke cu no na mitiu pa lado de trás bu na para es tulessa

    ResponderEliminar
  11. Jomav no minimo é para fuzilar ou envenenar ele é um criminoso.

    ResponderEliminar
  12. O mais caricato foi o que eu ouvi um elemento do grupo de "apoiantes de JOMAV" a dizer que se o presidente nomear alguem do PAIGC eles sairiam atrás dele. Estiveram estes oportunistas alguma vez atrás do PR ou atrás do seu dinheiro? Meus senhores, vocês apoiavam Jomav ou estavam simplesmente contra o PAIGC? Agora é a hora de aceitarem o que vistes com os vossos olhos pois, o PRS (o vosso padrasto), o MADEM (vosso pai) e mais quem quer que seja, ESTÃO DERROTADOS PELO DR. DOMINGOS SIMÃO PEREIRA. Moram se quiserem, o PAIGC é sempre o vencedor.

    ResponderEliminar
  13. O dia 3 de Julho 2019 foi o dia da vitória do Bem sobre o mal, do Arrahamân-Rahím; o dia do Rabbil-alamin (Senhor do universo). É o dia em que o MANTO SAGRADO DOS PROFETAS DE ALLÁ, O (DEUS TODO PODEROSO) COBRIU A GUINÉ-BISSAU. É o dia do resgate da ESPERANÇA perdida. É o dia em que gritamos alto: basta... basta de alienação da pátria de Cabral. É o dia do clamor à Deus pedindo que jamais um homem como Mário Vaz tenha acesso ao poder neste país.
    O alcance, o impacto etc... desse dia no coração de cada guineense só é comparável ao dia da Independência do nosso país. O sagrado dia 3 de Julho entrará nos anais da história como o dia da 2ª libertação deste país nas garras do grupo jomav. Só desejo de afastar o PAIGC e o seu presidente Dr. DSP na arena política nacional, a minha Guiné estava já em parte alienada ao visinho em troca de favorecimento de grupinhos e manutenção no poder.
    Mas, eles perderam o povo ganhou, porque o PAIGC venceu e assim será para sempre.

    JARAMA PAIGC
    JARAMA GUINE - BISSAU
    JARAMA POVO
    JARAMA Dr. DSP - PRESIDENTE DO PAIGC DEUS TE ABENÇOE.


    ResponderEliminar
  14. O que me vai na alma, até o mais atento desconhece.
    Alguém pode pensar que a minha maior alegria é de o monstro ter sido abatido para nunca mais se erguer; ou de o partido que acreditava que o dinheiro era tudo para se ter vitória nas urnas, gastando por isso, rios de dinheiro para no fim ficar com as mãos abanar; ou de o nosso TV ter sido, mais uma vez, libertado e posto ao serviço de toda a nação; ou de se saber que o futuro Presidente será aquele que o PAIGC escolher. Não, não é só isso que me enche de alegria.
    A minha maior alegria é o facto de o partido PAIGC e os seus dirigentes terem nomeado a militante e dirigente do partido a nossa irmã SUZI BARBOSA para um lugar de destaque pelo seu empenho e dedicação à causa do seu povo, mas sobretudo envergonhar os seus detratores, difamantes que mal sentiram o mau cheiro da derrota escolheram um bode expiatório na pessoa de SUZI BARBOSA. Foi muito bom a justiça Divina: Suzi subiu...eles caíram, o povo ganhou eles perderam.
    Quem te avisa teu inimigo não é: já agora ficam a saber que quem quiser enfrentar o PAIGC terá que actualizar toda a maquina para quatro tomates, a saber.




















    ResponderEliminar
  15. A declaração de Cipriano Cassama, de se querer candidatar nas Presidênciais, para mim, não abona em nada o nome da pessoa como Copriano Cassama.
    Cipriano Cassama foi o ícone na luta contra as tentativas diabólicamente destrutivas do ex-presidente JOMAV contra um dos mais importantes Símbolos de luta pela libertação de África "O PAIGC". Toda a Guiné democrata nutriu especial respeito para com este homem, cuja coragem,lealdade e resistência sem precedente na luta pela salvação da Pátria, do povo e do seu símbolo, o PAIGC.
    Fiquei atónito ao ver as declarações de Cipriano Cassama em como querer deixar a assembleia para candidatar-se nas Presidênciais de Novembro 2019.
    O sr. Cipriano, mais do que ninguém,sabe as consequências desta decisão se Nuno Nabiam decidisse fazer o mesmo, tendo assim, a assembleia entregue nas mãos de alguem do Madem G15, já agora, como presidente de Assembleia Nacional popular da Guiné - Bissau. Como militante convicto do PAIGC, desde aos 11 anos (1961), esta hipótese não me pode agradar e nem ao Cipriano deve agradar minimamente. O militante e Dirigente do PATGC, Cipriano Cassamá que continue na Assembleia, que é o campo de batalha onde ele se revelou ser "o General" invencível, no interesse da estabilidade governativa. O momento é de maior sentido de camaradagem, de lealdade, de luta diária no interesse do PAIGC, do povo e da estabilidade governativa. Cabe a cada militante, neste momento crucial para a existência do PAIGC, da Nação e das conquistas alcançadas pelo nosso povo até aí, acatar com militância as ordens emanadas de estruturas máximas do partido e do Estado. A via solitária não serve a ninguém e nem ao colectivo.
    Sejamos persistentes no valor da lealdade e da militância.

    ResponderEliminar
  16. Tanto que se falou, chegou o dia que nunca amainava Sr. presidente, agora... o cessante. Todos os homens justos,sérios, humildes chamaram-te atenção de que estavas a rodear-se de pessoas falsas:
    1º- o senhor juntou~se com pessoas que, sem dó, apunhalaram pelas costas os amigos que lhes convidaram para o governo. Quem não houve amigos à casa do diabo pedirá agasalho.
    2º- A sua reza foi mau, muito mau sr. presidente: VENHAM A MIM TODOS OS DIABOS QUE QUEIMARAM A PRÓPRIA MORANÇA, QUE A MINHA TAMBÉM PRECISA... hoje há chama no palácio e em todo o lado neste país.
    Pessoa que outrora apresentaram-se como grandes aliados seus, hoje apresentaram candidatura nas presidenciais desafiando-lhe, isso depois de ilegalmente terem recebido das suas mãos muitos benefícios.
    Os partidos que tanto vangloriavam do seu nome, chamando-se a si de "leais"ao Sr.Presidente, hoje onde estão Sr. Presidente? Nós não tínhamos razão Sr. Presidente?
    Sr. Presidente não acha que devia esforçar-se para granjear a simpatia de todo o seu povo que te escolheu para os governar, em vez de confiar o seu destino político aos panelinhas "grupinhos" de interesseiros que têm como mira o bolso. Os panelinhas não são aliados de ninguem, são no apenas do seu bolso.





    ResponderEliminar
  17. QUE VERGONHA, QUE FALTA DE MORAL.
    Os partidos PRS com o seu "sócio" Madem, são capazes de se porem ao palco diante deste povo mostrar tanta baixeza moral e humana a ponto de abandonar um "amigo" de peso, nas costa do qual andavam pendurados claqueando, adulando para que ele cometa desmandos, pisar a constituição elegendo "governos" para os destituir quando bem entender, recusando nomear um PRIMEIRO ministro e seu governo vencedores nas urnas, com único objectivo de fazer à vossa vontade que é de vos entregar a governação do pais, sem terem ganho um "porra" nas urnas?
    Os senhores são responsaveis por tudo o que Jomav cometeu neste país pois, servistes do Presidente para que ele faça um trabalho sujo à vosso favor,destruindo o partido Libertador o PAIGC. Como ele não conseguiu levar a cabo o jurado no palácio foi descartado. Que ingrateza. Um Presidente que fez da sua "agenda" o vosso pedido, a vossa vontade, a ponto de deixar a Guine-Bissau a rastos para depois, sem remorsos, abandoná-lo sozinho a andar por aí.
    Os senhores mandachuvas dos partidos PRS e MADEM, ignorância tem limite. Procureis todos os azarados deste mundo,não encontrareis um único se quer com capacidade de destruir o Partido Libertador de Amílcar Cabral, O PAIGC.
    Ao PRS o povo vos manda um recado: nunca mais votaremos em vós porque não há jamais taxo na nossa administração para claqueiros e sobrinhos incompitentes.
    Ao madem o povo vos manda igualmente um recado: Continuem a tomar leite porque sois crianças nestas andanças.

    ResponderEliminar
  18. Mon expérience de travail avec Benjamin (un agent de crédit) a été un plaisir. Il était tout à fait franc sur les coûts et sur la question de savoir si l'accord avait un sens financier. En fait, lorsque j'ai expliqué ma situation, il m'a conseillé de ne pas refinancer à moins que les conditions actuelles ne s'améliorent même si cela lui coûte des affaires. Quand il m'a contacté plus tard pour une meilleure offre, j'ai sauté dessus car il avait gagné ma confiance "M'a certainement fait sentir que je travaillais avec une grande société de prêt / un homme d'affaires formidable qui connaissait la valeur de ses secteurs d'activité. toute personne ici à la recherche de tout type de prêt à contacter M. Benjamin car lui et sa société m'ont aidé avec un prêt au taux de 2%, ce qui était très impressionnant.J'ai demandé à M. Benjamin de contacter le courrier électronique du bureau au .... 247officedept@gmail.com

    ResponderEliminar
  19. Estes informações serão perfeitamente importantes

    ResponderEliminar