Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:PORQUÊ YAYA JAMMEH ESCOLHEU A GUINÉ-EQUATORIAL PARA SE EXILAR?


Yahya Jammeh, ex-presidente Gambiano está no exílio na Guiné Equatorial. Ele deixou na noite de sábado 14 a domingo 15 de janeiro através de Conakry, onde um avião do presidente Yahya Jammeh, ex-presidente Gambiano está no exílio na Guiné Equatorial. Ele deixou na noite de sábado 14 a domingo 15 de janeiro através de Conakry, onde um avião do presidente Obiang estava esperando para levar em Malabo. Mas, por agora, há um silêncio em Malabo.
Contactado ontem pela manhã, as autoridades se recusam a confirmar a chegada de Yahya Jammeh. Mas por que a Guiné Equatorial? Este destino não é, contudo, o que foi mais mencionado durante as negociações.


De acordo com várias fontes próximas aos negociadores, a Mauritânia foi na corrida para sediar Yahya Jammeh. Mas é a proposta marroquina foi mais seriamente considerada até sexta-feira. Marrocos, que multiplica ofensiva diplomática no momento em que ele quer voltar a União Africana, seria especialmente dada preferência pela  esposa Guineo- marroquino de Yahya Jammeh.

Apenas  na sexta-feira durante as negociações finais, que o Presidente Obiang teria oferecido asilo ao ex-chefe do governo gambiano, uma oferta que teria uma dupla vantagem de tranquilizar a enfrentar possíveis  ações judiciais, e também para tranquilizar a equipe Adama Barrow  e a CEDEAO
 " Yaya Jammeh estaria melhor o mais distante possivel geograficamente de  Banjul".confirmam os negociadores.

Segundo estas fontes, a opção nigeriana, proposto em meados de Janeiro pelo Parlamento teria sido excluído pelo próprio Jammeh, em primeiro lugar, porque a Nigéria foi um dos primeiros países a mobilizar suas tropas para uma intervenção e em segundo lugar porque Yahya Jammeh poderia possivelmente com medo de ser apanhado pela justiça.
Além disso, a Nigéria é um membro do Tribunal Penal Internacional assim como a Guiné-Conakry.






RFI

0 comentários:

Enviar um comentário