O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, acaba de enviar uma mensagem de condolência ao seu homólogo guineense, José Mário Vaz, manifestando a sua consternação pela morte de pelo menos cinco cidadãos guineenses, provocada pelo naufrágio de uma piroga com 45 pessoas, ocorrido no dia 09 de abril, nas ilhas de Bijagós.
Conforme o Palácio do Plateau, o chefe de Estado de Cabo Verde expressou, na sua mensagens remetida na quinta feira última ao Presidente da Guiné Bissau, o seu profundo pesar e solidariedade não só às famílias das vítimas, mas também a esperança de que possam ser encontrados mais sobreviventes do naufrágio ocorrido recentemente nas ilhas Bijagós.
«Ao tomar conhecimento do naufrágio ocorrido no Domingo,09, nas ilhas Bigagós, causando a morte a algumas pessoas e alguns desaparecidos, entre os quais crianças e mulheres, venho por este meio, em nome do Povo de Cabo Verde e em meu nome próprio, expressar as minhas sentidas condolências a Vossa Excelência, às famílias das vítimas e ao Povo irmão da Guiné Bissau, augurando para que muito rapidamente se consiga resgatar os desaparecidos”, lê-se no comunicado a que o Asemanaonline teve acesso.
É de salientar que uma piroga com 45 pessoas a bordo naufragou, no dia 9, no arquipélago dos Bijagós, no sul da Guiné-Bissau, causando a morte de pelo menos cinco pessoas. A embarcação, com motor fora de bordo, naufragou ao largo da ilha de Canhabaque, para onde seguia vinda da ilha de Bubaque, transportando camponeses que iam preparar campos de lavoura. O naufrágio deu-se devido ao mau tempo, precisou na ocasião Rogério Dias à Lusa.
Logo a seguir ao anúncio da tragédia, a Guarda Costeira deu início às buscas, tendo resgatado de imediato 30 pessoas, explicou a mesma fonte, indicando que, da operação, foram retirados do mar cinco corpos. As operações de busca foram suspensas com o cair da noite e ficavam para ser retomadas depois, na tentativa de ainda encontrar 10 pessoas dadas como desaparecidas.
GUINENDADE/SEMANA
0 comentários:
Enviar um comentário