Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

WATCHÁ KATCHÉU: PALAVRAS DE FLORENTINO MENDES PEREIRA

"Não houve consenso em Conacri 
sobre a figura que vai liderar o 
novo Governo." Florentino Mendes 
Pereira
 

1 comentário:

  1. Meu Deus, Alah, o Todo-poderoso, N'Ghala, Ulé, Matchol, Sakala, Yakunue, Ounssou e todos os nossos outros bons Espíritos do Tchon. Quando é que este Senhor Florentino e muitos dos seus pares vão perceber que a política não é uma simples retórica oca?

    Pois, Senhor Florentino, como é isso? Agora está a falar do "novo Governo"? Não se lembra da sua entrevista aquando da partida à Conakry? Lá o Senhor disse que o Roteiro da CEDEAO do 10 de Setembro do corrente, que ia servir lá de base de diálogo, não significava a “formação de um outro [novo] Governo”. Mas sim, a "remodelação" do presente. Parece que deu agora algum passo diferente na interpretação do tal Roteiro. Agora falta é tentar acertar o passo, da mesma maneira, também em relação ao acordado em Conakry. Talvez que isso venha mais tarde. Talvez também após três semanas. Para vir dar novamente o dito por não dito.

    Porque se é certo a sua info sobre o acontecido na Mesa Redonda de Conakry, qual terá sido então o significado do gesto do nosso “Presi”, de enviar para lá os três nomes? Quer dizer, sugeriu os três nomes aos atores reunidos em Conakry para que ninguém mexa em nada na sua sugestão. Para que ele, o sugeridor, venha mais tarde escolher ele mesmo, no sugerido, alguém do seu gosto entre os sugeridos. Sem opinião nenhuma dos atores aos quais ele se fez dirigir à partida a sua sugestão. Que género de democracia baseada nos princípios do consenso de tomada de decisões!?

    Mais uma vez, qual terá sido então o sentido da sugestão do S. Exa. Sr. “Presi” aos reunidos numa tal reunião? Uma reunião tida expressamente para a procura de uma solução de consenso, acerca do objeto constituindo a matéria mesma de uma tal sugestão. Porque é que sugeriu então? Para o Inglês ver? Brincadeira, Senhor Florentino! Onde está a lógica dos princípios do consenso, para as reuniões do género, tidas à procura de soluções aos assuntos de relevo, tal como este nosso IN CAUSA? Pensa, Senhor Florentino, pensa! Totona. E seus outros pares também. Pen-sem!

    Obrigado.
    E, boa sorte a todos nós, bissau-guineenses (Mulheres e Homens).
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar