Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quarta-feira, 4 de abril de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:PAIGC EXIGE EXPLICAÇÃO AO MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE AUDIÇÃO DOS SEUS MILITANTES

Resultado de imagem para paigc
O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) exigiu hoje, 04 de abril de 2018, explicações ao Ministério Público sobre seus 13 militantes e dirigentes tidos como suspeitos na invasão à sede dos libertadores, em 2017.
O incidente ocorrido em outubro do ano passado presume-se que tenha sido perpetrada por um grupo de cidadãos que, alegadamente, teria sido recrutado pelos dirigentes expulsos do partido, com pretexto de que queria sentar-se a mesma mesa com antiga direção para diálogo e procurar consensos para o fim da crise interna no partido.
As exigências foram tornadas públicas através de uma conferência de imprensa realizada na sede do partido em solidariedade para  com os seus dirigentes que, ordens do Ministério Público, desde que foram notificados, se apresentem todas as segundas e sextas-feiras naquela instância judicial detentora da ação penal.
Na sequência desses acontecimentos, o Ministério Público ouviu-os e aplicou medidas de coação a esses elementos, onde periodicamente têm que se apresentar no Ministério Público.
Em reação, João Bernardo Vieira, porta-voz do PAIGC, disse que é estranho o procedimento do Ministério Público em ouvir “dono da casa assaltada” e deixar livre os assaltantes que “invadiram a sede com catanas, paus e outros materiais, alegando diálogo”.
“É mais uma medida ilegal e abuso que Ministério Público nos habituou nos últimos dois anos, portanto tem sido tudo menos imparcial nos últimos dois anos”, afirma, lembrando que o MP tem chamado recorrentemente os dirigentes do partido, “numa clara perseguição política”.
João Bernardo Vieira conta que o seu partido irá futuramente sugerir que o próximo Procurador-geral seja escolhido pela Assembleia Nacional Popular para permitir que a sua atuação garanta imparcialidade.
“Se a escolha do Procurador continuar única e exclusivamente dependente do primeiro magistrado da nação, o país terá sempre problemas como está a tê-lo neste momento, mas se passar por crivo da ANP pode-lhe assegurar uma maior independência nas suas decisões”, sugere o político, alertando que será necessário que se faça revisão da constituição, “como recomenda um dos pontos do Acordo de Conacri”.
Em relação às negociações que o PRS quer promover com partidos políticos com assento no parlamento para reabertura do hemiciclo e, consequentemente convocar uma sessão extraordinária para escolha do novo presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), o porta-voz do PAIGC disse que o seu partido está aberto a qualquer solução que leve ao fim da crise. Contudo, mostra que José Mário Vaz nunca quis que isto aconteça para continuar a ter monopólio (maior concentração) do poder e dividir o país.
                                
  Guinendade-ODemocrata

4 comentários:

  1. Obukampol Mendes Vaz:- O sr. Bakari desconhece o principio do primado do direito, agir com transparencia, isencao e com competencia, a onde se ve pessoas a tratar de assuntos administrativos as quatros e trinta de madrugada?... e o caso vertente disseram que foram apresentar reclamacoes dos factos ocorridos nas suas bases, as quatro e trinta de madrugada levando correntes, facas tarsados ou catanas, paus varoes de ferros e muitos outros artefatos ja utilizados em outros assaltos nas cidades de Gabu, Bafata e Biombo. Arrombaram as portas prenderam os militantes que se encontravam em numero reduzido, arrobaram Gabinetes etec. etec...Quando os militantes de diversos bases tomaram o conhecimento, reagiram em legitima defesa, tomaram as providenciais legais em defesa do patrimonio do Partido. O PAIGC, apresentou uma queixa crime contra os autores materiais e morais ou mandantes. O M. P. Nao fez qualquer diligencia e ainda para o cumulo o Sr. Bacari constitui os violados como suspeitos, deixando os violadores livres.Com este tipo de comportamento e mais os de desvios de drogas apreendidas constitui uma das razoes para estares na lista dos 19 Selecionados. Quanto ao assunto de possivel acordo propostado pelo PRS, tudo indica que a cupula pensante desse Partido decidiu trabalhar a favor do cumprimento do acordo de Conakry, assim salva-se a realizacao da eleicao em 2018 Novembro e ganha um membro bem colocado na CNE, com a anuencia do PAIGC a prosta tem pernas para andar e o JOMAVE, nao podera vetar, isso porque 40 +42:82 votos a favor consegue-se a maioria classificada e a cumunidade internacional reconhece nesse Partido o esforco para o respeito pelo acordo de Conakri. O Sr. Samba dju/Fogna acorda os teus ja estao a ficar espertos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vaz ,paigc nunca teve a nocao ou nunca soube de justica ,se nao ,vejamos alguns exs:apos a morte do Amilcar Cabral ,centenas de pessoas form sumariamente fuziladas sem se fazer a justica ,apos a independencia,milhares de antigas tropas q lutaram so lado dos portugueses foram sumariamente fuziladas sem julgamento,ca




      so 17 de outubro , e tantos outros casos ,etc . Quando paigc tem problema com a justica e pq esta sendo politicamente perseguido e nunca se predispus enfrenta-la para provar a sua inocencia .

      Eliminar
  2. Deixa- me refrescar a tua memória..PAIGC éramos nós todos incluindo esses membros do PRS que ultimamente desertaram , e foram formar um partido..tipicamente de fações étnicas. Que o Pedro agora nos informe sobre os últimos golpes de Estados a mando do Cumba Yala que culminou com a morte de tantos inocentes ? Escuta o melhor é arrolhar esse rabinho seu pq também fui vítima desse Canalha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BALANTAS I UNICO "RAÇA" NA GUINÉ-BISSAU, KU HORA KÊ BARBARAMENTE MATA ALGUIM I PAPIA QUI ALGUIM MERECI NAN KUMANDA É MATAU OU PABIA TERCEIRO MATA ELIS KUMANDA É TEM TAMBÉ KU MATA TUDU MUNDU.

      ES TIPO DE ARROGANCIA DE BALANTAS I DE ADIMIRA TCHIU. KABA É TA JULGA DE KUMA, ELIS SO KU TENE DIREITO DE VINGA DE DJINTIS I NINGUIM MAS. ELIS SO KU PUDI DOGOLA DJINTIS SIN MAIS SIN MENOS. NA TEMPU DE LUIS CABRAL, TAGMÉ NAUAI (EX-OFICIAL DE POLÍCIA MILITAR) TA LEBA BA DJINTIS/EX-COMANDOS MILITARES NA CAMIÕES PA CUMERÉ PABA EXECUTA/FUZILA. MA NUNCA BU KANA OBI É NA PABIA ES CUSSA LI. DEPOIS DE GUERRA DE 7 DE JUNHO, BALANTAS FUZILA/EXECUTA DEZENAS E DEZENAS DE GUINEENSES (FELUPES, MANDINGAS, FULAS, PEPELIS, DJOLAS DE CASSAMANCE, ETC ETC ETC) MA NUNCA É MISTI PA BU PAPIA ES TIPO DE CUSSAS. ELIS SO KU TENE DIREITO DE MATA.

      KABA É KATA MISTI PA NINGUIM PAPIA DI SÊ BARBARIDADES, SUMA DEUS DANA ELIS DIREITO PA É SEDU BARBAROS SIN EXPLICASON A NINGUIM.

      SI NO DJUBI DESDE TEMPU DE LUTA, TUDU EXECUÇÃO SUMARIA, ATORES MATERIAIS SEMPRE I TA SEDU BALANTAS. MA BU KA OSSA FALA QUILA, LOGO É TA FALAU, BALANTA I "RAÇA" KU MAS INJUSTIÇADO NA GUINÉ. ASSIM SON DÊ, QUANDO QUÊ NA MATA DJINTIS SUMA IAGU DI BIBI. ELIS SO KU PUDI I KU DIBIDI MATA DJINTIS, NINGUIM MAIS!!!

      TARBADJU TEM NA TCHON DE CABRAL!!!

      Eliminar