Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

domingo, 15 de julho de 2018

NOTICIAS AO MINUTO:UNIÃO AFRICANA NOMEA CARLOS LOPES COMO SEU NEGOCIADOR COM A UNIÃO EUROPEIA

Photo de Bissau Online.

Os Chefes de Estados e do Governo nomearam o académico guineense e ex-secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para a África, Carlos Lopes, como seu representante junto da União Europeia.
Segundo a página do website de financialafrik, Carlos Lopes terá como missão gerir as relações entre o continente africano e o seu parceiro europeu.
A nomeação do economista guineense é vista como uma oportunidade única para estabelecer a coerência entre os principais tratados comerciais africanos, em particular do caso da Zona de Comércio Livre Continental Africana Livre (ZLECA), bem como dos acordos com a Europa que anteriormente haviam concorrido com, ou mesmo em contradição com o desejo de integração exibido nas cúpulas da União Africana.
BIOGRAFIA:
Carlos Lopes nasceu em Canchungo, Região de Cacheu (norte da Guiné-Bissau), a 7 de Março de 1960. Desempenhou anteriormente as funções de Coordenador residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil. É Doutor em História pela Universidade de Paris 1/Panthéon-Sorbonne. Foi consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (UNESCO).
Integrou os quadros do PNUD em 1988 como economista do desenvolvimento. Em Novembro de 2005, foi nomeado Director dos Assuntos Políticos, Humanitários e de Manutenção da Paz no Gabinete do Secretário-Geral da ONU, na gestão de Koffi Annan. Foi Diretor Executivo da UNITAR e Sub-secretário Geral da ONU.
Foi Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA), cargo que deixou recentemente. Faz parte de um grupo de quadros africanos selecionados pelo Presidente do Rwanda, Paul Kagami, para fazer reformas económicas na União Africana. É autor de numerosa bibliografia sobre questões de desenvolvimento e estudos africanos e lecionou em universidades e instituições académicas em Lisboa, Zurique, México, Uppsola.


//Jornal o Democrata

0 comentários:

Enviar um comentário