Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

domingo, 15 de julho de 2018

NOTICIAS AO BISSAU: CNE PROJETA RECENCIAR CERCA DE 900 MIL POTENCIAIS ELEITORES PARA AS LEGISLATIVAS DE NOVEMBRO

O presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambú, afirmou que o país estima poder recensear cerca 900 000 (novecentos mil) potenciais eleitores para as eleições legislativas de 18 Novembro próximo, contra os cerca de 780 mil registados em eleições gerais de 2014.
José Pedro Sambú lançou a intenção este sábado, 14 de Julho 2018, no final de uma visita às Comissões Regionais de Eleições (CRE) de Bafatá e Gabú, no leste do país.
A visita de acordo com um comunicado de imprensa do Gabinete de Comunicação da CNE, que a nossa redação teve acesso, ocorreu um dia depois de terem sido conferidos posse aos novos presidentes das Comissões Regionais de Eleições  (CRE).
Segundo a nota, Pedro diz estar satisfeito por constatar que as sedes regionais estão em condições muito boas para o início do processo eleitoral.
A CNE espera que o aumento da densidade populacional e a mobilidade das populações de uma zona para outra, com maior incidência na região de Bafatá, não venham a constituir obstáculos ao processo do recenseamento eleitoral.
O responsavel garantiu, no entanto, que houve um trabalho conjunto realizado nesse sentido entre a CNE e o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GETAPE) que resultou na inauguração, na semana passada, de um novo Mapa Cartográfico que vai definir as assembleias de votos a nível nacional.
Segundo José Pedro Sambú, um dos objetivos da CNE é que todos os guineenses com capacidade eleitoral ativa sejam registados durante o processo do recenseamento.
Por sua vez, os presidentes das comissões Regionais de Eleições de Bafatá e Gabú, esperam contar com a intervenção da sociedade civil para que o processo tenha sucesso.
De referir que continua por se anunciar a data do início do recenseamento eleitoral para registar os potenciais 900 mil eleitores divididos em 2.022 distritos, de acordo com o mapa apresentado no passado dia 10 de julho.



ODemocrata

0 comentários:

Enviar um comentário