Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

segunda-feira, 16 de julho de 2018

CORRUPÇÃO II: MÃE DE TODAS AS CORRUPÇÕES

Resultado de imagem para corrupcao
Não é novidade que a Guiné passa por uma crise política e institucional profunda. O povo deixou de acreditar nas instituições públicas e nos governantes. A corrupção é apontada como uma das principais causas para essa descrença generalizada.

Sempre tive a percepção que o sistema judicial guineense é um sistema intocável e que essa murralha não era transponível, mas é. Jamais imaginava que os profissionais desta área poderiam ser corrumpidos mas infelizmente, alguns são.

São sem dúvida, visíveis e revoltantes as deficiências e ilegalidades que ocorrem no Sistema Judicial. Um caso simples pode durar uma eternidade. As cadeias estão lotadas por pequenos delitos emquanto os criminosos, verdadeiros ladrões do povo, andam a solta, protegidos com a manta parlamentar e outros por juízes e Magistrados corruptos. As vestes da magistratura estão manchadas. O poder Judicial, lentamente está a entregar-se a corrupção. Estamos foxxdos!

Este sector que tem como missão, investigar e punir os corruptos, não podia de maneira alguma, ceder a corrupção. Pois, a luta contra este mal devia começar aí.
Este sector que tem como obrigação, assegurar os direitos aos cidadãos, fazer cumprir as leis previstas na Constituição, não podia se prostituir. Devia sim, lutar eficaz e energicamente contra a corrupção.

Toda a luta contra a corrupção torna-se inglória se a própria justiça está infestada de profissionais menos sérios, que negociam processos, sentenças e decisões.
Todos os esforços vão para água abaixo se os magistrados e os juízes corruptos ou incompetentes, dão proteção à políticos ladrões do povo e corruptos de toda a espécie.

O sistema judicial guineense está a perder a sua independência e apresenta sinais de politização. Nem sempre actua com imparcialidade e dependência.
A verdde é que, os actos ilícitos praticados por alguns profissionais que deixaram-se levar pela corrupção, mancharam a imagem desta instituição. Mas, apesar de vivenciarmos essa mancha, devemos acreditar que a esmagadora maioria dos Juízes são pessoas honradas e profissionais competentes. Homens e mulheres conscientes, que têa importante missão de julgar e aplicar as leis constitucionais e sobretudo, fazer passar a mensagemà sociedade guineense de que, efectivamente, “O CRIME NÃO COMPENSA”.

A imagem da nossa justiça apresenta queimaduras de primeiro grau e a única forma de sarar essa ferida, é afastar definitivamente de actividade, os Juízes, os Magistrados, os Advogados e todos os corpos envolvidos nos esquemas criminosos. A honestidade dos homens da lei constitui sem dúvidas, uma arma poderosa para combater esta praga.

A corrupção que permeia o sector da justiça na Guiné, é a mãe de todas as corrupções. “SI GARANDI DI KASSA TA TCHAMI, FIDJUS TUDO TA NORNORI”

Que Deus abençoe esta terra!

Londres, 14/07/18.
Elaborado por: poeta Vasco de Barros.

0 comentários:

Enviar um comentário