Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

quarta-feira, 25 de julho de 2018

OPINIÃO: CORRUPÇÃO III: TOLERÂNCIA ZERO À CORRUPÇÃO



Resultado de imagem para corrupcao nao desenvolve o pais
A corrupção em África subsariana em geral e na Guiné-Bissau em particular, tem aumentado de uma forma gritante. Na Guiné, os governantes não lidam eficazmente com este flagelo que contribui grandemente para o retrocesso, o empobrecimento das populações e que, tende a perpetuar a nossa dependência económica do exterior.

A corrupção é apontada como a principal causa de toda a situação que o país atravessa. Mas, se pararmos para reflectir, nós - povo, temos uma grande parcela de culpa, por simples questão de virmos os recursos que poderiam ser investidos na educação, saúde, saneamento básico e construção de infaestrutura a serem desviados, debaixo dos nossos narizes e não movemos uma palha.

A questão da corrupção no país, é muito mais complexa do que parece. Este tumor maligno está enraizado em todas as esferas da sociedade mas, só uma pequena parte dos casos vem à tona, graças às redes sociais.

Infelizmente, nesta terra, os interesses pessoais e partidários são postos em primeiro lugar. Como provas flagrantes, vemos as brigas incessantes pela distribuição de (kau di kumé dinheru) pastas ministeriais, lutas desenfreadas para cargos públicos, conflitos políticos desnecessários, perseguições a bons cidadãos, difamações e calúnias sem fundamentos, tudo para se manter ilegalmente no poder e garantir o tacho.

Somos um povo pacífico. Vencidos pelo cansaço, transformamos num povo desapaixonado, desacreditado e omisso. Um povo de “merda” como diz o nosso destemido jornalista, Aly Silva e não é para menos.

Um povo que quer o seu bem-estar, sai às ruas, sem medo, protesta por razões muito menores.
Um povo que almeja construir um país muito melhor e um futuro próspero para as futuras gerações, faz finca-pé e exige os seus direitos.

Na realidade, a corrupção dá-se por meio de delapidação do erário público, suborno, clientelismo, extorsão, troca de favores a frente de todo o mundo. Todos os valores ou bens desviados são destinados para financiar campanhas eleitorais, comprar consciência de cidadãos, corromper instituições e sobretudo, para construir mansões e depositar milhões nas contas bancárias pessoais no exterior.

Camaradas, a nossa imagem está manchada… carregamos a má fama de sermos um país corrupto por causa dos maus cidadãos.
Caros compatriotas, esta terra é nossa e a nossa vontade é soberana. Cabe aos governantes representar-nos e, acima de tudo, respeitar-nos.

A Guiné-Bissau não é a “coisa” da Joana!
Resultado de imagem para corrupcao nao desenvolve o pais
A corrupção continua a ser assunto político de entertenimento e está a destruir dia após dia, a Guiné-Bissau.
É tempo de reflectir profundamente, repudiar este tipo de comportamento nefasto que favorece e enriquece “djintons” alguns à custa da desgraça do povo!
Devemos manifestar abertamente a nossa indignação pois, a nossa manifestação, mais tarde ou mais cedo, causará a necessária mudança.

A corrupção afecta a nossa democracia e o bem-estar da população. A cada mil francos desviado é (djanta ku sia) o pão que está sendo tirado de muitas famílias que vivem com menos de um dólar por dia. A cada mil francos furtado, empobrece ainda mais, o nosso Sistema de Saúde, Educação entre outros direitos essenciais à vida.

É imperativo reformar os sectores de Justiça, Administração Pública e da Defesa e Segurança. Pois, é a forma mais eficaz de combater este cancro da nossa sociedade.

Cidadãos sem escrúpulos que estão na vida pública e política para se governarem, ao invés de governarem o país, devem ser proibidos de exercer cargos politícos e públicos! As eleições que se avizinham são uma boa oportunidade de impedir que os corruptos, já identificados, sejam eleitos para governarem à Nação.

DENUNCIE CASOS DE CORRUPÇÃO!
TOLERÂNCIA ZERO À CORRUPÇÃO! TOLERÂNCIA ZERO AO CORRUPTO!

Que Deus abençoe esta terra!

Londres, 25/07/2018
Elaborado por: poeta Vasco de Barros.


3 comentários:

  1. PAIGC ku tissi é vicio tudo na sociedade guinienese! É sina djintis corrupçon, é enriquece à custa de estado, é rouba tudo riqueza di estado, é manda sé fidjus ku sé comadres pa paises desenvolvidos! Paigc i praga pa guiné!
    Enquanto bo na vota paigc, guiné-bissau na continua na confusão!

    ResponderEliminar
  2. Kal partido que tene visao pa uma boa governacao e desenvolvimento de pais mindjor de que PAIGC.Que leba grande projecto de desenvolvimento pa mesa redonda de Bruxelas a ponto de comunidade internacional oferecel dinhero mas de quel que pidi.Depos de regresso de Bruxelas complo cumsa que manga de mentidas,culunias pa ca i pode implementa quel projecto que na muda ba guine e tesse desenvolvimento pa pais e ina mandaba te dia que i cansa.por isso queles que ca meste desenvolvimento des terra ena pagal toque e repende.Som se Deus ca tem.

    ResponderEliminar
  3. Pois e’ verdade nha ermon! A mesa redonda de Bruxelas era um suspiro que tínhamos! Cabral sempre dizia...” nem todos são do PAIGC” Os parasitas que não sabem fazer e não deixam os que sabem fazer , “ fazer” começaram com os seus atos quotidianos” Calúnias, Sabotagens e Bandidagens! Mas....nunca é tarde para nada..Novembro esta’ à porta e a última palavra está nas urnas! Em pleno Inglês: We’re gonna smoke them !

    ResponderEliminar