terça-feira, 13 de junho de 2017
Home »
» WATCHÁ KATCHÉU: "AINDA CAJÚ" NA GUINÉ-BISSAU
WATCHÁ KATCHÉU: "AINDA CAJÚ" NA GUINÉ-BISSAU
O Clube dos Agricultores Caju é o novo projeto da UE e da Associação de Desenvolvimento para o Povo da Guiné Bissau, uma parceria que já beneficiou cerca de 16 mil pessoas no norte do país.
Até 2019, a União Europeia (UE) vai investir cerca de meio milhão de euros, no projeto "Ainda Caju", do Clube dos Agricultores Caju, em Oio, no norte da Guiné Bissau. O objetivo é processar e comercializar o caju produzido na região, dar emprego aos jovens e simultaneamente, rentabilizar uma área de cerca de 450 hectares, onde o fruto é cultivado.
O investimento junta a UE e a ADPP, a Associação de Desenvolvimento para o Povo da Guiné Bissau, numa parceria que nos últimos anos, já beneficiou cerca de 16 mil pessoas em Bissorã e Oio, duas das regiões mais povoadas e pobres do país, onde os efeitos da guerra colonial mais se fizeram sentir.
Entre 2011 e 2016, foram instalados painéis solares, antenas parabólicas e sistemas de irrigação, em 54 centros comunitários, centros de saúde e mesquitas em Oio, num financiamento da UE superior a 2 milhões de euros.
O coordenador do programa de energia sustentável para o desenvolvimento local da ADPP, Pilirani Tembo, destaca a UE como o maior parceiro da Guiné Bissau, salientando que sem esse auxílio, "a situação seria muito séria" e o povo "iria sofrer mais". Por isso, Pilirani Tembo afirma que seria "maravilhoso", se o investimento internacional chegasse a todo o país.
Fonte: TSF
0 comentários:
Enviar um comentário