Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sábado, 10 de junho de 2017

WATCHÁ KATCHÉU: SAÚDE NA GUINÉ-BISSAU

A Guiné-Bissau foi a primeira colónia portuguesa no continente africano a ter a independência reconhecida por Portugal.

A populaçãoda Guiné-Bissau é constituída por uma variedade de etnias, com línguas, estruturas sociais e costumes distintos.
Vivem da da agricultura e professa muitas vezes religiões tradicionais locais.Cerca de 45% dos habitantes praticam o Islamismo e há uma minoria de cristãos.
As línguas mais faladas são o fula e o mandinga, entre as populações concentradas no norte e no nordeste. 

Outros grupos étnicos importantes são os balantas e os papéis, na costa meridional, e os manjacos e os mancanhas, nas regiões costeiras do centro e do norte. O crioulo Guineense, com base lexical no português, é a língua veicular interétnica.

No entanto a língua oficial é o português. 
Compreende um setor público e outro privado lucrativo e não lucrativo com um cartão de saúde que compreende 11 regiões sanitárias e 114 áreas sanitárias.A cobertura de serviços de saúde é actualmente superior a 40 % num raio de 5 km.

População total(2011):1,547,000

Esperança média de vida:48 anos (mulheres) e 52 anos (homens)

PIB: 1240 $EU (2011)

Índice de desenvolvimento humano entre 186 países(2012): posição n.176 


Relativamente a:

Doenças transmissíveis: A prevalència de HIV nos adultos está estimada em 5.3% segundo o instituto Nacional de Saúde (INASA).O paludismo tem vindo a reduzir-se tendo uma prevalência de 7.9% nas crianças com idade inferior a 5 anos graças ao uso de redes mosquiteiras.

ÁGUA E SANEAMENTO


72% da população tem acesso a água potável,mas apenas 19% da população tem acesso a esgotos e fossas sépticas.

Urgências:
Não existe um plano nacional para resposta a emergências.As epidemias de rubéola têm sido controladas pela introdução de vacinas,no entanto epidemias de cólera são bastante frequentes.

Fonte:eportugues

0 comentários:

Enviar um comentário