Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

domingo, 27 de agosto de 2017

OPINIÃO: JORNALISTAS GUINEENSES FAÇAM O VOSSO TRABALHO

Penso que nesta crise os jornalistas deveriam ter um papel crucial e darem um exemplo de ética, mas isso não  acontece com os nossos ditos jornalistas. os jornalistas deveriam melhor ajudar a informar a populações e unirem-se entre eles ,não dissimularem e desinformar atrás das cortinas e lancarem venenos nas redes sociais e radios.

Concordo sim que neste tempo de crise existem jornalistas independentes que tomaram a suas posição e desde cedo defeniram ao leitor as suas posições mas pior é aquele que tenta desinformar e tenta fazer-se de moralista e na realidade é um grande tribalista.

Bom parece que as eleições estão a chegar e de repente existe uma onda de hipocrisia e marketing nas redes socias que faz medo. 

Portanto reparem bem meus caros guineenses, fiquem atentos nos proximos meses e semanas , analisem bem o comportamento de cada pessoa nas redes socias e depois tirem as vossas conclusões. Sempre que existe uma pessoa a tentar justificar-se e promover o seu nome constantemente nas redes socias. 


Então ai ha GATO!!!

3 comentários:

  1. UMARO DJAU E FERNANDO CASIMIRO (DIDINHO) TÊM COMPROMISSO COM DIABO!!! NOS DIAS QUE APRÓXIMEM, REPAREM MUITO BEM O COMPORTAMENTO DOS DOIS NAS REDES SOCIAIS! OS DOIS NÃO QUEREM NADA DE BEM MAS A DESGRAÇA PARA A GUINÉ-BISSAU. DESDE JÁ QUE ELES TÊM ALGO A BENEFICIAR (SEJA ELE DINHEIRO, INFLUÊNCIA, PROJEÇÃO DAS SUAS AMBIÇÕES PESSOAIS ETC), ELES VÃO CONTINUAR A MANIPULAR AS CONSCIÊNCIAS DOS GUINEENSES!


    UMARO DJAU NÃO SÓ FOI COMPRADO! UMARO DJAU AINDA CONTINUA A SER COMPRADO POR UM DELINQUENTE, UM AVENTUREIRO, UM ANALFABETO, UM BURRO, UM PEDINTE, UM INCOMPETENTE DE NOME UMARO SISSOCO EMBALÓ.

    UMARO DJAU TEM UM CONTRATO COM UMARO SISSOCO EMBALÓ PARA APOIAR O SEGUNDO NAS SUAS FUTURAS AVENTURAS POLÍTICAS NA GUINÉ-BISSAU.

    EU TENHO TODAS AS PROVAS MATERIAIS E SÓ PEÇO UMA INVESTIGAÇÃO/UM INQUÉRITO INDEPENDENTE POR PARTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA QUE EU POSSA ENTREGAR TUDO QUE TENHO SOBRE O CASO DE SUBORNO QUE ENVOLVE O PRIMEIRO-MINISTRO ILEGAL UMARO SISSOCO EMBALÓ E UMARO DJAU, UM "JORNALISTA" CORRUPTO / "FAZEDOR DE OPINIÃO"!

    UMARO DJAU, POR FAVOR, VOLTE PARA A "UNIVERSIDADE LOSÓFONA DA GUINÉ" E DIZ A TODOS AQUELES ALUNOS QUE UMA VEZ RECEBERAM A TUA "AULA" SOBRE ÉTICA JORNALÍSTICA QUE TU, UMARO DJAU, ÉS UM "JORNALISTA" CORRUPTO PORQUE ACEITAS (IMPLÍCITA E/OU EXPLICITAMENTE) PRENDAS, DINHEIROS E OUTROS BENEFÍCIOS MATERIAIS EM TROCA DE OMISSÕES E/OU ELOGIOS/PROPAGANDAS EM FAVOR DOS POLÍTICOS MEDIOCRES !!!

    “L'HARMONIE ENTRE LE DIRE ET LE FAIRE”
    ''Interessa-me sobretudo a parte onde Touré sugeria a necessidade de se harmonizar aquilo que a 'gente diz e aquilo que a gente faz'. Umaro Djau, 25 Mar, 2017''

    ResponderEliminar
  2. POR: JOÃO CARLOS GOMES
    10 DE AUGUSTO DE 2017

    CONFESSO QUE FIQUEI COM CIUMES: Quando soube que o meu colega de profissao Umaro Djau II, acaba de admitir, ter recebido uma 'prenda' de $10.000.00 (dez mil dolares), do entao-Presidente Manuel Serifo Nhamadjo, para um projecto privado de radio, sim, fiquei com tremendo ciume. Ha tempos, depois do meu acidente, quase fatal, vim ca publicamente, pedir assistencia desesperadamente, na forma dum emprestimo (para ser pago de volta), nem o governo, nem nenhum politico guineense respondeu. Por outro lado, lancei um pedido de financiamento, para o meu projecto: 'Influencia do Creolo da Guiné-Bissau no Mundo', que pode mudar muita coisa para o nosso pais, e tambem, continua sem resposta. Isto, apesar de, no primeiro, ter sido um caso de vida-ou-morte (continuo com problemas de voz e, a falar, meu ganha-pao numero um) e, apesar de tudo quanto tenho vindo a fazer pela Guine-Bissau, sem quaisquer beneficios - nunca ninguem me ofereceu 'dez mil dolares'. Nao estou com raiva de ninguem, mas, por favor, repito a mesma pergunta que tenho vindo a fazer sobre o meu pais, digam-me apenas: 'QUAIS SAO OS CRITERIOS' - por favor, digam-me!!!

    ResponderEliminar
  3. Por: Junilto Alvarenga
    23.08.2017

    REFLEXÃO II – BRANQUEAMENTO DE PECADOS...

    Com que então, mais uma vez, bastou uma boa retórica para que a corrupção fosse honestidade?! Estranho? Nem por isso… está é a minha Guiné, aqui vivem de vida em vida aqueles que dominam a ARTE, a do bem falar e só!! Tanto assim é que, os que ontem comeram dos regimes passaram à críticos de outros e os que hoje são críticos já anda a caça de oportunidade para trincar a mesma vítima... Basta falar bem e só!

    Vi algures, uma publicação do nosso Umaro Djau II onde afirma ter recebido benefícios do ex-Presidente da República, na altura em funções. Disse que recebeu 10 mil dólares em nome da sua rádio na qualidade do seu fundador, vendendo ideia de que não foi um benefício pessoal, mas sim, um fundo destinado à uma instituição.

    Eu como um simples cidadão legitimado por esta condição – a de cidadão livre e consciente – a opinar livremente e porque acredito que devemos sempre repreender “pecados”, primeiro em nós mesmos, depois nos outros, mesmo sendo os autoproclamados “cristos”, por isso, poderia deixar que o silêncio fosse a minha resposta.

    Todos nos recordamos das opiniões emitidas pelo Umaro Djau na altura sobre situação política, apoiou o governo de transição, esgrimiu argumentos que justificavam existência do governo de transição liderado pelo Serifo Nhamadju.

    Não é admissível que um jornalista com a posição de Umara Djau tenha solicitado uma peita, tê-la recebido e calar-se durante cinco anos, e, na negação da acusação de ter recebido uma outra, vir dizer que é honesto porque cinco anos depois revelou que recebeu suborno. Suborno que não o é porque, a final, foi uma doação à Rádio Gumbe de que é o único proprietário.

    Até pode ser que os posicionamentos tenham sido honestos, que as opiniões emitidas tenham sido com boas intenções, porém manda a boa conduta que um jornalista independente não deve pedir e muito menos receber benefícios dos políticos sobre quem emite opiniões, porque põe em causa a tal da imparcialidade, aquele de que todos se gabam.

    Lembro que na altura António Silva acusou Umaro de estar a bajular Serifo Nhamadju, acusações que em bom português, foram negadas.

    Será que se ainda não recebeu dos atuais políticos é mesmo uma questão de “ainda”? Porque se é certo e honesto receber 10mil do Sirifo Nhamadjo também há de o ser em relação à qualquer político a não ser que é uma questão de nomes ou caras.

    Não quero, com isso, negar de forma alguma o prestígio que Umaro Djau tem ganho na nossa praça, no entanto, em nome deste mesmo prestígio, exige-se que, antes de reclamar ser honesto, que reconheça o erro, porque se assim não for, perde qualquer legitimidade de poder criticar outros que amanhã seguirão os seus passos e parece-me que o mais importante é mesmo isso. O que hoje validamos porque nos convém, amanhã será válido perante os mesmos factos talvez sem a mesma conveniência.

    Não podemos deixar que irmãos nossos cometam erros graves e saiam impunes, porque recorrem à retóricas para transformar corrupção em honestidade numa suicida lógica de inversão de princípios que tem vindo a autofagiar a nossa sociedade.

    Devemos reconhecer que a grandeza de um homem também passa pela humildade pelo cultivo de princípios e valores transcendentes à pintura que fazemos da nossa imagem.

    É lamentável que aqueles que se autoproclamam críticos ou consciencializadores e debatentesda nossa praça se tenham remetido ao silêncio e outros a aplaudir.

    Termino reiterando que se há liberdade que não me pertence é a de ofender quem quer que seja, por isso, se alguma palavra estiver a mais, estou de joelho!

    Simplesmente tento ser eu mesmo.
    Caminhando e não seguir
    Discutindo e não palear
    Concordando e não obedecer

    ResponderEliminar