Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

domingo, 4 de junho de 2017

NOTÍCIAS AO MINUTO: REI MARROCOS MOHAMMED VI AUSENTE NA CIMEIRA DE MONRÓVIA

Segundo um comunicado do Ministério marroquino dos Negócios Estrangeiros publicado sexta-feira, Mohammed VI tinha previsto participar na cimeira de Monróvia prevista para este final de semana, por ocasião da 51ª cimeira da CEDEAO, que deverá examinar, nomeadamente a candidatura da adesão de Marrocos naquela organização.

Todavia, durante os últimos dias, os países importantes da CEDEAO decidiram reduzir ao mínimo o seu nível de representação a essa cimeira, para manifestarem o seu desacordo pelo convite feito ao Primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu", segundo o
ministério marroquino.

Uma informação confirmada pelo Ministério marroquino dos Negócios estrangeiros indica que o rei “ deseja que a sua primeira presença numa cimeira da CEDEAO não intervenha num contexto de tensão e de controvérsia, preferindo evitar qualquer confusão ”, conclui o comunicado, que deixa entender que o rei não irá mesmo à cimeira.

Depois do seu conseguido regresso no seio da União africana (UA), no princípio de 2017, Marrocos candidatou-se a membro da CEDEAO, tendo, nos últimos meses, levado a cabo uma intensa campanha diplomática, na África do Oeste para o conseguir.

O Primeiro-ministro israelita deve ir a cimeira de Monróvia, a partir de domingo próximo, encabeçando uma importante delegação diplomática e económica, indicou o seu gabinete.
O Estado hebreu está igualmente activo diplomática e economicamente no continente. No ano passado, visitou quatro países africanos, dos quais o Togo, onde em Outubro, deverá encontrar com pelo menos 30 dirigentes africanos, durante uma cimeira África-Israel.

Fonte. ANGOP

0 comentários:

Enviar um comentário