Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

domingo, 4 de junho de 2017

NOTICIAS AO MINUTO:OS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CEDEAO REÚNEM-SE HOJE NA LIBÉRIA PARA DEBATER A CRISE NA GUINÉ-BISSAU, COM A PRESENÇA DO PRIMEIRO-MINISTRO ISRAELITA

Photo de Braima Darame.
CEDEAO reúne-se com Guiné-Bissau em agenda e presença de PM israelita
Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental reúnem-se hoje na Libéria para debater a crise na Guiné-Bissau, com a presença do primeiro-ministro israelita e a ausência do rei de Marrocos.
A crise política na Guiné-Bissau, iniciada em 2015, levou à intervenção da CEDEAO e ao estabelecimento do Acordo de Conacri, que continua sem ser aplicado no país, apesar de a organização ter admitido a imposição de sanções a quem criasse obstáculos à sua execução.
Além da crise na Guiné-Bissau, os chefes de Estado e de Governo também vão debater a situação no Mali.
A surpresa da 51.ª sessão ordinária dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO é a presença do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
Durante a cimeira, Benjamin Netanyahu deverá assinar acordos de cooperação com a CEDEAO em várias aéreas, incluindo agricultura, segurança e tecnologia.
A presença de Israel na cimeira levou o rei de Marrocos, Mohammed VI, a anunciar que não estará presente no encontro, que deverá analisar a adesão de Rabat à CEDEAO.
Em fevereiro passado, Marrocos manifestou o desejo de ser "membro pleno" da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, fundada em 1975, e em que Rabat tem o estatuto de observador.
Marrocos é promotor de um ambicioso projeto, anunciado no início de dezembro de 2016, ou seja, a construção de um gasoduto entre a Nigéria e o reino através da costa atlântica.
Os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO vão também escolher o novo presidente em exercício da organização, já que a Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, termina funções em outubro.




GUINENDADE/LUSA

4 comentários:

  1. Foi por causa da presença do pm israelita na cimeira q fez com q o pateta alegre de Sisseco viajou a Israel.
    Bandidos

    ResponderEliminar
  2. Esse pateta alegre é mesmo um bandido. Ele é aliado dos principais inimigos do Israel, e está jogando perigosamente com os interesses da Guiné Bissau. Que se cuide pq poderá vir a pagar muito caro pelos males que a todos nos está a causar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dionísio, ele vai pagar por todo o mal que estão a causar na nossa terra. Diante ki caminho...

      Eliminar
  3. Teremos de trabalhar para isso, na legalidade.

    ResponderEliminar