quarta-feira, 15 de novembro de 2017
Home »
» NOTICIAS AO MINUTO:EXÉRCITO DO ZIMBÁBUE ANUNCIA DETENÇÃO DO PRESIDENTE ROBERT MUGABE
NOTICIAS AO MINUTO:EXÉRCITO DO ZIMBÁBUE ANUNCIA DETENÇÃO DO PRESIDENTE ROBERT MUGABE
O Exército do Zimbábue anunciou na madrugada desta quartafeira, a detenção do Presidente do país, Robert Mugabe, no poder desde 1980.
Depois de uma noite em que se verificaram várias explosões em Harare, em que os militares invadiram a sede da televisão estatal e bloquearam os acessos aos principais edifícios do governo, do parlamento e dos tribunais, o exército desmentiu que esteja em curso um golpe de Estado militar, mas uma “transição pacífica de poder”.
Durante a madrugada, o Major General Sibusiso Moyo, fez uma declaração ao país em que afirma que “Queremos garantir à nação que Sua Excelência, o presidente da República do Zimbabué e Comandante Supremo das Forças Armadas, Robert Mugabe e a sua família estão a são e salvo e que a sua segurança está garantida. Temos apenas como alvo os criminosos que o rodeiam e estão a cometer crimes que estão a causar sofrimento económico e social ao país. Queremos entregá-los à Justiça”. A intervenção, liderada pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general Constantino Chiwenga, foi considerada como uma “traição” e uma “incitação à rebelião” num comunicado do partido de Mugabe, o ZANU-PF.
A tensão entre as forças armadas e o Presidente Mugabe, no poder desde a independência do país há 37 anos, acontece uma semana depois de o vice-presidente Emmerson Mnangagwa ter sido demitido, alegadamente para que a primeira-dama, Grace Mugabe, de 52 anos, venha a substituir o marido de 93 anos
Guinendade/eglobal
0 comentários:
Enviar um comentário