As movimentações políticas continuam, em Bissau, depois da visita de uma missão de alto nível da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), com vista ao entendimento entre os actores políticos.
A missão da CEDEAO, chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Togo, Robert Dusey, disse ter constatado alguns avanços no diálogo político, sobretudo com o envolvimento do bispo de Bissau, Dom Camnante Na Bissing.
Contudo, a CEDEAO apela para que haja um entendimento antes da Cimeira extraordinária de chefes de Estado da organização, a ter lugar no sábado, em Lomé, no Togo.
Algumas fontes do processo disseram à RFI que a CEDEAO deu um ultimato aos atores políticos para que cheguem ao entendimento antes de sábado, sob pena de a organização indicar o nome da figura que vai chefiar o novo Governo guineense que terá a tarefa exclusiva de realizar eleições legislativas ainda este ano.
A RFI apurou que decorrem intensas negociações entre os dois principais partidos no Parlamento, o PAIGC e PRS, para a escolha do nome do futuro Primeiro-ministro, e ainda querem alcançar um acordo que possibilite a reabertura do hemiciclo, bloqueado há mais de dois anos.
Guinendade/RSM
SERÁ QUE É DESTA VEZ?!?!?!
ResponderEliminarMBOM, BADJU DI GUIGUIS CANSADU BADJA. AMPUSS
DEUS DJUDANU PON!!!
Haja bom senso entre os dois partidos para o fim da crise. O povo está cansado. Lembrar que numa das minhas publicações, alertei para o facto de CEDEAO poder vir assumir as rédeas, nomeando a figura para o cargo do PM. Estamos muito perto disso acontecer.
ResponderEliminarEca competencia de cedeao fassi quila .
EliminarE de quem é a competência Pedro? PRS,Pr e os 15 bandidos? A CEDEAO não foi à Guiné por acaso e nem tão pouco a Gâmbia. Problemas internos resolve-se internamente com atores de boa vontade e respeitadores das instituições Democráticas ..Vcs aproveitaram- se da fragilidade do bandido do PR que também é um Ladrao e cagaram em tudo inclusive à não o respeito da nossa Constituição.
EliminarQUE ASSIM SEJA. NÃO FOI DE HOJE QUE A NOSSA SOBERANIA FOI HIPOTECADO.
ResponderEliminar