O famoso "duplo inseparavel Jomav-DSP", como era chamado na campanha eleitoral de 2014, mas que depois separou-se devido as divirgências políticas, os dois homens abraçaram-se ontém e a notícia espalhou para todo o país e nas redes sociais.
O abraço entre o Presidente da República guineense, José Mário Vaz e ex-Primeiro Ministro, Domingos Simões Pereira ocorreu ontém, dia 30 de Dezembro, no momento da inaugoração da nova paróquia São Francisco de Asis, em Bissau, concretamente no bairro da Antula, sob os olhares dos líderes religiosos da igreja católica e do público presente na cérimonia.
Questionado pela imprensa, sobre o abraço, o Presidente da República José Mário Vaz (Jomav) disse que Domingos Simões Pereira (DSP) é um irmão.
"Ele é meu irmão, tenho que o abraçar. Hoje é um dia de unidade, defendeu o Chefe de Estado guineense."
"Ele é meu irmão, tenho que o abraçar. Hoje é um dia de unidade, defendeu o Chefe de Estado guineense."
Recorde-se que, José Mario Vaz e Domingos Simões Pereiras foram os dois candidados do Partido Africano para Indepencia da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) que venceu as eleições gerais de 2014; mas depois de um ano no poder, os dois líderem acabaram por não se intender, em consequencia, Jomav demitiu o Governo de DSP, originando assim, a crise política que bloqueou a Guiné-Bissau até a data presente.
Era uma oportunidade para reconheceram erro grave que cometeram nessa separação, impedindo a legislatura seguir os seus trâmites legais,anulando ambiciosos projectos, dividindo familias e a sociedade em geral.
ResponderEliminarTambém não deixava de ser oportunidade de pedirem desculpa ao povo Guineense, pelo dano causado pela crise.
E se entre eles, um achar que teve maior cota da culpa que peça desculpa ao companheiro.
Limitar a dizer que é meu irmão tenho que o abraçar, não cura a mágua no coração do guineense.
Se tivessem confeçado,talvez seria o fim de crise, que à essa parte ainda está activa.
Que venham mais abraços,desde que não sejam pra o Inglês ver!!
ResponderEliminarPois foi o mesmo ( Jomav) que nunca soube coabitar com as Instituições democráticas, Povo /DSP, optando por criar Santuários para corrupção e bandidagens!