Video of Day

Guineendade

Sobre Nós

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

WATCHÁ KATCHÉU:VITOR PEREIRA ACUSA ALPHA CONDÉ E MARCELO DE SOUZA DE PRESTAREM FALSOS TESTEMUNHOS


O Partido da Renovação Social (PRS) considerou hoje, 24 de fevereiro 2017, “inconstitucional e ilegal”, no espaço e no tempo, a deliberação da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular que chumbou o pedido de agendamento do programa de Governo para a segunda sessão ordinária que, igualmente, não foi agendada por falta de matéria de trabalho.
A reação dos renovadores vem na sequência do repúdio à deliberação da Comissão Permanente que, na quarta-feira, inviabilizou o pedido de agendamento do programa de Governo de General Úmaro Sissoco Embaló por ser um Governo ilegal, porque, segundo o argumento da Comissão Permanente da ANP, não resultou do Acordo de Conacri.
Segundo o documento lido na voz do porta-voz do partido, Victor Pereira, a decisão é viciada, porque conforme disse a “Comissão Permanente não é competente para se pronunciar sobre a legitimidade ou não do Governo e muito menos sobre a interpretação do Acordo de Conacri”.
Para esclarecer a situação de agendamento ou não da sessão, Victor Pereira explicou que a bancada parlamentar do seu partido já avançou com um recurso à plenária que, de acordo com o porta-voz, tem a competência de decidir sobre a marcação da sessão.
A decisão, segundo Victor Pereira, foi tomada porque o PRS foi obrigado a fazê-lo depois da deliberação “inconstitucional e inexistente do presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá”, justifica.
Sobre o ‘Acordo de Conacri’, Victor Pereira acusa o mediador da crise guineense de falta da imparcialidade na resolução dos problemas, porque conforme disse, Alpha Condé [Mediador da crise guineense] não conseguiu provar, em documento assinado pelas partes, o consenso à volta de um nome para primeiro-ministro, durante a negociação de Conacri.
“Chegou ao nosso conhecimento de que o Presidente Mediador Alpha Condé e o presidente da Comissão de CEDEAO, Marcel de Souza, prestarem falsos testemunhos, sobre o desenrolar dos trabalhos em Conacri, contradizendo as posições do grupo que descartou Augusto Olivais, numa tentativa de apoiar, os seus aliados, o presidente do PAIGC, na pessoa de Domingos Simões Pereira, e Cipriano Cassamá, pondo em causa a seriedade de todo este processo, perante a Cimeira, ao declararem haver consenso em torno do nome de Augusto Olivais. Uma posição jamais assumida, durante todo o processo de escolha, tanto pelo PRS, os 15 e como pelo PND”, disse.




odemocrata/Guinendade

3 comentários:

  1. Cara sem vergonha, gos bo fala nam mundo abos ku ganha eleiçon na Guiné.

    ResponderEliminar
  2. Mas ė legal governar sem ganhar as eleições?
    O PRS no lugar do PAIGC, ganhando as eleições aceitaria estas decisões odioso dum presidente mais burro k a guine Bissau conheceu na sua historia?
    A razao está do lado do jomav em demitir um primeiro ministro (DSP),que lutou e angariou biliões na mesa redonda, acusando O eng DSP de desvio sem nenhuma prova a esta data
    PRS bo bai locote resto de cocó na cadera bo tchera bo

    ResponderEliminar
  3. 0 PRS tinha dito k qualquer resultado negocial de konacri estariam de acordo para poder sanar a que ajudaram a enraizar
    E agora acusa O presidente da guine konacri de imparcial?
    0 PRS achava k a CEDEAO devia apoiar O ditador jomav na sua hipocrisia e no erros k andou a cometer?
    Afinal foram a konacri só passear?
    E agora k a 0NU,UA,CEDEAO egige O cumprimento do acordo de konacri, qual será a posição do PRS partido instigador da crise?

    ResponderEliminar