O país está a caminhar a passos largos para atingirmos os 90 dias sem governo e para depois chegarmos aos 100 dias. José Mário Vaz não é um líder porque não quer resolver o problema que ele mesmo criou. Qualquer pessoa que ame este país não poderá estar de acordo com esta situação. Muitos jovens no facebook já viraram contra JOMAV. Nô bai.
Mamadu Balde
QUAL É O PAPEL DOS MILITARES NA DEMOCRACIA OU MELHOR, QUAL DEVE SER O PAPEL DOS MILITARES NA DEMOCRACIA? N'PUNTANAN SON...
ResponderEliminar"A proteção da democracia deve ser sempre um processo bidirecional entre as forças armadas e a sociedade. Numa democracia, as garantias constitucionais devem proteger o estado incluindo as forças armadas de dois tipos de perigos potenciais: de políticos que têm ambições ditatoriais/militares e de militares com ambições políticas." PLATO
"CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DA GUINÉ–BISSAU
TÍTULO I
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS - DA NATUREZA E FUNDAMENTOS DO ESTADO
ARTIGO 19º
É dever fundamental do Estado salvaguardar, por todas as formas, as conquistas do povo e, em particular, a ordem democrática constitucionalmente instituída. A defesa da Nação deve organizar-se com base na participação activa e na adesão consciente das populações.
ARTIGO 20º
1 - As Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP), instrumento de libertação nacional ao serviço do povo, são a instituição primordial de defesa da Nação. Incumbe-lhes defender a independência, a soberania e a integridade territorial e colaborar estreitamente com os serviços nacionais e específicos na garantia e manutenção da segurança interna e da ordem pública.
ARTIGO 21º
1 — As forças de segurança têm por função defender a legalidade democrática e garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos e são apartidárias, não podendo os seus elementos, no activo, exercer qualquer actividade política."